MASCULINIDADES POSTAS À PROVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS TÊM A VER COM ISSO?
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i2.12100Resumo
Apresentamos neste texto, a partir de relatos de duas professoras/autoras, dos anos iniciais de uma escola municipal do Rio de Janeiro, um debate sobre produção curricular como política pública para o ensino das diversidades e questões de gênero, em especial masculinidades. Partindo das narrativas e entendendo-as como elementos potencializadores da reflexão/ação/ressignificação, buscamos responder as seguintes questões: como as famílias lidam com as construções acerca das masculinidades de seus filhos? Como se constituem essas masculinidades? De quais modos as políticas públicas podem contribuir para essas discussões? O cotidiano da escola é crucial para aprender, se constituir e saber se relacionar com os outros de forma respeitosa. Nesse sentido as políticas públicas e, mais precisamente, o currículo - que surge baseado nessas políticas, é também o fazer dos sujeitos na escola e considerado um dos pilares na construção dos saberes docentes e discentes, incluindo as construções das identidades e, consequentemente, das diferenças.
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