O RACISMO ESTRUTURAL E A VIDA ESCOLAR - UMA REFLEXÃO GEOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11936Resumo
Este trabalho é fruto da atuação do Pibid-Geografia da UFJF na Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek, entre os anos de 2018 e 2020. As intervenções tiveram como pauta o racismo estrutural e seus reflexos no espaço escolar. A pesquisa desenvolveu-se por meio de leituras e reflexões de textos, canais de comunicação digital, estudo de leis, oficinas (vídeos, músicas, desenhos, jogos) sobre o racismo no cotidiano e no processo histórico brasileiro. Após práticas de cunho pedagógico-reflexivo, percebeu-se o amadurecimento dos estudantes ao lidarem com o tema, bem como, avultou importância dos estudos geográficos para a compreensão do espaço em diferentes escalas sob uma perspectiva de construção histórica, política e social. Indicando, mais um avanço realizado em relação à inserção das discussões sobre as temáticas raciais na escola, resgatando as origens do preconceito, da discriminação e do racismo, apontando novas perspectivas de luta, de inserção e de criticidade frente às desigualdades raciais.
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