O RACISMO ESTRUTURAL E A VIDA ESCOLAR - UMA REFLEXÃO GEOGRÁFICA

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DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11936

Resumen

Este trabalho é fruto da atuação do Pibid-Geografia da UFJF na Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek, entre os anos de 2018 e 2020. As intervenções tiveram como pauta o racismo estrutural e seus reflexos no espaço escolar. A pesquisa desenvolveu-se por meio de leituras e reflexões de textos, canais de comunicação digital, estudo de leis, oficinas (vídeos, músicas, desenhos, jogos) sobre o racismo no cotidiano e no processo histórico brasileiro. Após práticas de cunho pedagógico-reflexivo, percebeu-se o amadurecimento dos estudantes ao lidarem com o tema, bem como, avultou importância dos estudos geográficos para a compreensão do espaço em diferentes escalas sob uma perspectiva de construção histórica, política e social. Indicando, mais um avanço realizado em relação à inserção das discussões sobre as temáticas raciais na escola, resgatando as origens do preconceito, da discriminação e do racismo, apontando novas perspectivas de luta, de inserção e de criticidade frente às desigualdades raciais.

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Biografía del autor/a

Gisele Barbosa dos Santos , Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Adjunta do Departamento de Geociências (DEGEO) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Ciências Naturais (Geologia Ambiental e Conservação de Recursos Naturais), pelo Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais da Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Geografia (Análise Ambiental) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João Del Rei e Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. 

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Publicado

2021-01-15

Cómo citar

Canuto, I. de A., Tavares, M. M. M., Andrade, L. B. de, & Santos , G. B. dos. (2021). O RACISMO ESTRUTURAL E A VIDA ESCOLAR - UMA REFLEXÃO GEOGRÁFICA. Diversidade E Educação, 8(2), 313–334. https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11936

Número

Sección

Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas políticas públicas