GÊNERO E DIVERSIDADE: ESTADO DA ARTE DAS AÇÕES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO IFRS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11509Resumo
O presente estudo teve como objetivo mapear o estado da arte da abordagem de questões relacionadas à gênero e sexualidade no espaço educativo da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica (EPT), em particular, no âmbito do IFRS. Para tanto, num primeiro momento, efetuamos a revisão de literatura com base em autores/as tais Joan Scott (1995), Guacira Louro (1997), Deborah Britzman (2000), Jimena Furlani (2010), Berth (2019), entre outros/as. Posteriormente, realizamos a análise documental das políticas educacionais que regem a EPT. Na sequência, foi feito o levantamento de ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do IFRS durante o período de janeiro/2014 a maio/2019. Os resultados demonstram o quanto a instituição, gradativamente, tem avançado na inclusão de tais temáticas nos diversos níveis e modalidades de ensino. Entre os desafios, citamos a criação de um Observatório Institucional para o compartilhamento de estratégias desenvolvidas nos diversos campi, contribuindo para subsidiar e inspirar a realização de outras.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.