A RELEVÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11845Resumo
Esse relato de experiência visa expor as atividades de educação sexual desenvolvidas junto a pessoas com deficiências matriculadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período de Março a Junho de 2018. Essa modalidade de ensino tem importância na educação dos mais vulneráveis, e ao falar sobre pessoas com deficiências, a EJA pode possibilitar cidadania para esses sujeitos. Partindo disso, na cidade de Jaú-SP, há um núcleo da EJA que visa à alfabetização desse público. No cotidiano escolar, esse núcleo apresentou necessidade de atividades sobre educação sexual, para isso, foram realizados dezessete encontros visando o desenvolvimento da mesma. No decorrer das atividades observou-se o interesse dos alunos sobre a temática. Também, identificou-se uma falta de bons materiais para trabalhar com pessoas com deficiências em fase de alfabetização. Ademais, percebeu-se a relevância de um(a) educador(a) sexual no cotidiano dos alunos para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade.Downloads
Referências
BACCO JÚNIOR, Arnaldo Martinez. Um breve olhar sobre a sexualidade na fala dos professores da educação de jovens e adultos. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2009.
BRASIL. Decreto-lei nº. 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a consolidação das leis do trabalho. Brasília 1943. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452.htm>. Acesso em: 15 Out.2018.
DANTAS, Dulciana de Carvalho. A inclusão de pessoas com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos (eja): um estudo de caso. 288f. Tese (doutorado em educação), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José. (org.) Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2002.
GUARESCHI, Pedrinho. Relações comunitárias – Relações de dominação. In: CAMPOS, Regina Helena Freitas (org). Psicologia Social: Da solidariedade à autonomia. Petrópolis: Vozes, 2012. Pp.66-81.
LEITE, Graciliana Garcia; CAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez. Percurso escolar de estudantes com deficiência na educação de jovens e asultos, nível ensino médio. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, n.1, p.17-32, Jan.-Mar., 2018.
LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
MAIA, Ana Claudia Bortolozzi; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. Desfazendo mitos para minimizar o preconceito sobre a sexualidade de pessoas com deficiências. Rev. Brasileira Educação Especial. Marília, v.16, n.2, p.159-176, Mai-Ago, 2010.
Censo escolar: Educação Básica “perde” 1,3 milhão de alunos em quatro anos. Nova Escola, 2019. Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/15467/censo-escolar-educacao-basica-perde-13-milhao-de-alunos-em-quatro-anos>. Acesso em: 10 de Agosto de 2020.
SIEMS, Maria Edith Romano. Educação de jovens e adultos com deficiência: saberes e caminhos em construção. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 2, p. 61-79, set. 2011/fev. 2012.
SILVA, Alcina Maria Testa Braz; GOUVEIA, Daniele da Silva Maia. A formação educacional na eja: dilemas e representações sociais. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v.17, n.3, p.749-767, set-dez. 2015.
TINÓS, Luciana Maria Santos. Caminhos de alunos com deficiência à educação de jovens e adultos: conhecendo e compreendendo algumas trajetórias escolares. 2010. 137 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
PEREIRA, Sandra Maria Borba. O ato pedagógico como ato gnosiológico em Paulo Freire: ensinar como uma aventura criadora. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010.
PEREIRA, Maiara Cristina. Educação de jovens e adultos com necessidades especiais: um olhar para a sexualidade. In: VII SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, III SEMNINÁRIO INTERNACIONAL CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, III LUSO-BRASILEIRO EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE, GÊNERO, SAÚDE E SUSTENTABILIDADE RESISTENCIAS E OCUPAÇÕES NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO, 2018, Anais eletrônicos do VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, do III Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e do III Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade Rio Grande : Ed. da FURG, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.