A RELEVÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIAS

Autores/as

  • Maiara Cristina Pereira UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11845

Resumen

Esse relato de experiência visa expor as atividades de educação sexual desenvolvidas junto a pessoas com deficiências matriculadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período de Março a Junho de 2018. Essa modalidade de ensino tem importância na educação dos mais vulneráveis, e ao falar sobre pessoas com deficiências, a EJA pode possibilitar cidadania para esses sujeitos. Partindo disso, na cidade de Jaú-SP, há um núcleo da EJA que visa à alfabetização desse público. No cotidiano escolar, esse núcleo apresentou necessidade de atividades sobre educação sexual, para isso, foram realizados dezessete encontros visando o desenvolvimento da mesma. No decorrer das atividades observou-se o interesse dos alunos sobre a temática. Também, identificou-se uma falta de bons materiais para trabalhar com pessoas com deficiências em fase de alfabetização. Ademais, percebeu-se a relevância de um(a) educador(a) sexual no cotidiano dos alunos para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade.

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Biografía del autor/a

Maiara Cristina Pereira, UNESP

Psicóloga. Mestra em Educação Sexual pela UNESP/Araraquara. Realiza pesquisas na área da educação, transexualidades, gênero e geração.

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Publicado

2021-01-15

Cómo citar

Pereira, M. C. (2021). A RELEVÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIAS. Diversidade E Educação, 8(2), 545–557. https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11845