MENINO VESTE AZUL, MENINA VESTE ROSA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO REFORÇADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Dalila Maite Rosa Sena Fundação Universidade Federal de Rondônia https://orcid.org/0000-0002-8836-7354
  • Jaíne Teixeira da Fraga Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • João Guilherme Rodrigues Mendonça Fundação Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11569

Resumo

RESUMO

Esse trabalho trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, e tem como finalidade integrar os conhecimentos teóricos e práticos na solidificação de uma aprendizagem científica adquirida nos componentes curriculares da disciplina “Inovações Curriculares e Didática”, relacionando-a às vivências e ações docentes. O estudo tem como objetivo refletir sobre as relações de gênero estabelecidas na educação infantil. Utilizamos como referencial teórico as contribuições de Louro, (1997, 2002), Felipe, (2004, 2012), Meyer, (2005), Beauvoir (1970) Freire (1996) entre outras leituras que se fizerem necessárias. Foi possível apurar a necessidade de discussão sobre a forma que a escola e os docentes estão contribuindo para a construção de padrões de comportamentos e seus papeis na sociedade. Inferimos também a necessidade de formação e reflexão sobre as temáticas gênero e sexualidade para o trabalho pedagógico docente na educação infantil.

PALAVRAS-CHAVE: Gênero. Currículo. Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Dalila Maite Rosa Sena, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Educação Escolar. Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Jaíne Teixeira da Fraga, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Educação Escolar. Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, Rondônia, Brasil.

João Guilherme Rodrigues Mendonça, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação Escolar. Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, Rondônia, Brasil

Referências

Referencias

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Publicado

2021-01-15

Como Citar

Sena, D. M. R., Fraga, J. T. da, & Mendonça, J. G. R. (2021). MENINO VESTE AZUL, MENINA VESTE ROSA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO REFORÇADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Diversidade E Educação, 8(2), 576–594. https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11569