PERSPECTIVAS SOBRE O PRESENTE: EDUCAÇÃO, GOVERNAMENTALIDADE E POLÍTICAS DE PRODUÇÃO DE VIDAS PRECÁRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v8i2.12171

Resumo

O presente artigo busca discutir as possíveis relações entre neoliberalismo, governamentalidade e educação. Debatendo como as políticas públicas são operadores de uma governamentalidade. Intentando refletir sobre escola e democracia em tempos de isolamento social, em um primeiro momento, abordando as relações entre neoliberalismo e as novas sociabilidades em educação, num segundo momento pensando acerca de como os ordenamentos de mercado atribuem à educação em geral e, em particular à escola, a função de formação para o mercado. Por fim, compreendemos que as relações entre democracia e pandemia serviram de aporte para tentar justificar as formas remotas de trabalho, nelas incluídos processos de formação e novas subjetividades, além da naturalização da violência para com os corpos queer.

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Biografia do Autor

Mitz Helena de Souza Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação (DFSFE-UFPE). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPE). Mestra em Educação pela pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGE-UFPE).

Robson Guedes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPE). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGE-UFPE). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Foucault e Educação (GEPFE-UFPE).

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Publicado

2021-01-15

Como Citar

Santos, M. H. de S., & Silva, R. G. da. (2021). PERSPECTIVAS SOBRE O PRESENTE: EDUCAÇÃO, GOVERNAMENTALIDADE E POLÍTICAS DE PRODUÇÃO DE VIDAS PRECÁRIAS. Diversidade E Educação, 8(2), 74–98. https://doi.org/10.14295/de.v8i2.12171

Edição

Seção

Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas políticas públicas