GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNCC: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA FREIREANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v8i2.12104

Resumo

O presente artigo discute a diversidade sexual e de gênero na BNCC, a partir de olhares e perspectivas freireanas, na intenção de conhecer de que forma a Base aborda estas temáticas no documento final, publicado em 2018. Para tanto, discorremos sobre os entrelaçamentos de gênero e sexualidade com a área educacional, tecendo aproximações em torno do currículo e cultura nas obras de Paulo Freire. Para este estudo, em relação aos procedimentos metodológicos, nos assentamos na análise documental, adotando uma abordagem qualitativa. Ao considerar as reflexões obtidas a partir desta análise, é possível afirmar que a BNCC retrocede no que se refere às questões relacionadas a essas temáticas.

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Biografia do Autor

Juliana Collares da Silva , Universidade Federal do Pampa

Psicóloga, com especialização em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva, especialização em Educação e Diversidade Cultural, atua como professora de Psicologia na Escola Municipal de Educação Profissional Dr. Antenor Gonçalves Pereira. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação Mestrado Acadêmico em Ensino e membro do Grupo de Estudos em Educação, História e Narrativas (GEEHN), na Universidade Federal do Pampa- Campus Bagé/RS.

André de Azambuja Maraschin, Universidade Federal do Pampa

Licenciado em Química

Catiúcia Anselmo Funari, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Química

Elena Maria Billig Mello, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação

Sônia Maria da Silva Junqueira, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação Matemática

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Publicado

2021-01-15

Como Citar

Collares da Silva , J. ., de Azambuja Maraschin, A., Anselmo Funari, C., Billig Mello, E. M., & da Silva Junqueira, S. M. (2021). GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNCC: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA FREIREANA. Diversidade E Educação, 8(2), 152–176. https://doi.org/10.14295/de.v8i2.12104

Edição

Seção

Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas políticas públicas