Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
About
About the Journal
Editorial Team
Declaração de aceite e parecerista
Privacy Statement
Current
Archives
Submissions
Submissões
Diretrizes para autores
Templates
Announcements
FURG
PPGEC
GESE
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 12 No. n. 2 (2024): Dossiê: Gêneros e sexualidades: práticas e pesquisas desobedientes e libertárias na educação em ciências e na educação matemática
Vol. 12 No. n. 2 (2024): Dossiê: Gêneros e sexualidades: práticas e pesquisas desobedientes e libertárias na educação em ciências e na educação matemática
Published:
1969-12-31
Expediente
Expediente
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18600
Joanalira Corpes Magalhães
1-4
PDF (Português (Brasil))
Dossiê: Gêneros e sexualidades: práticas e pesquisa desobediente e libertárias
APRESENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18687
Sandro Prado Santos, Bettina Heerdt, Fabiana Aparecida de Carvalho, Yonier Alexander Orozco Marin
5-8
PDF (Português (Brasil))
ENTREVISTA
MULHERES NAS CIÊNCIAS, MATEMÁTICAS E ENSINOS – CONHECIMENTOS SITUADOS E TRAJETÓRIAS INSPIRADAS PELOS ESTUDOS DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18704
Sandro Prado Santos, Fabiana Aparecida de Carvalho, Bettina Heerdt, Yonier Alexander Orozco Marin
9-53
PDF (Português (Brasil))
ENTRE RECEIOS E ESTRATÉGIAS
ENTENDIMENTOS DE GÊNERO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18147
Liandra Ramos Silveira, Fabiane Ferreira da Silva, Cristiane Barbosa Soares
54-76
PDF (Português (Brasil))
POSSIBILIDADES DE DEBATES SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS RELACIONADAS ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16716
Ramon Santos Mariano, Leandro Antônio de Andrade, Meryene Carvalho Teixeira
77-98
PDF (Português (Brasil))
SAÚDE MENSTRUAL COMO TEMA GERADOR
CONTRIBUIÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO MENSTRUAL COMO ESTRATÉGIA EMANCIPATÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18158
Barbara Faria, Adalberto Inocencio
99-123
PDF (Português (Brasil))
BIOLOGIAS FEMINISTAS PARA UMA ESCOLA SEM MORDAÇA
POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA DISCUTIR SEXO/GÊNERO NA EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17987
Bruno Tavares, Mariana Brasil Ramos, Fabiana Aparecida de Carvalho
124-148
PDF (Português (Brasil))
O TEMA HIV E AIDS (RE)PRODUZIDO EM FILMES INDICADOS NO LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18075
Youry Souza Marques, Joanalira Corpes Magalhães
149-173
PDF (Português (Brasil))
A EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
TRANSVERSALIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16951
Najara Nogari de Mello, Everton Ribeiro
174-197
PDF (Português (Brasil))
CONCEPCIONES SOBRE EDUCACIÓN AFECTIVO-SEXUAL EN ESTUDIANTES DE BÁSICA SEDUNDARIA EN UNA INSTITUCIÓN EDUCATIVA DEL SUR DE COLOMBIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17410
Diever Trujillo, Angie Katherine Castrillón Rubiano, Maria Elvira Gordillo Ospina, Jonathan Andrés Mosquera
198-219
PDF (Português (Brasil))
TUDO EU NESSA CASA! IMPACTO DO TRABALHO RESIDENCIAL NA VIDA ACADÊMICA DE LICENCIANDAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17472
Ericka Taemy Christane, Viviane Terezinha Koga, Marcela Teixeira Godoy
220-239
PDF (Português (Brasil))
QUESTÕES DE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA FORMAÇÃO POLÍTICA DO(A) PROFESSOR(A) DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18146
Yonier Alexander Orozco Marin
240-265
PDF (Português (Brasil))
O DISCURSO BIOLÓGICO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SEUS ATRAVESSAMENTOS NA QUESTÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17846
Hívina Machado, Caroline Oliveira, Mônica de Oliveira Costa, Maria Clara da Silva Forsberg
266-288
PDF (Português (Brasil))
ANÁLISE DOS POTENCIAIS DE UM JÚRI SIMULADO SOBRE GÊNERO E CORPOS FEMININOS NO ESPORTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17933
Vitória Quixadá Agnis, Tatiana Galieta Nacimento
289-316
PDF (Português (Brasil))
JUVENTUDES E MASCULINIDADES GAYS
REVISITANDO ALGUNS ESTUDOS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17974
Danimar Bonai, Rita Cristine Basso Soares Severo
317-343
PDF (Português (Brasil))
PERCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE MENINAS E MENINOS E O INTERESSE NA CARREIRA CIENTÍFICA: ELAS SE INTERESSAM MENOS POR CIÊNCIA?
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17993
Thais Pereira Rosinha de Oliveira, Maria José Fontana Gebara
344-368
PDF (Português (Brasil))
PROGRAMA L’ORÉAL-UNESCO-ABC PARA MULHERES NA CIÊNCIA
POTENCIALIDADES E LIMITES NA PERSPECTIVA DE LAUREADAS DA QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18015
Gabriela Ferreira, Camila Silveira
369-393
PDF (Português (Brasil))
FEMINISMO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS PRÁTICAS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18021
Maria Beatriz Coutinho, Jeane Rotta
394-416
PDF (Português (Brasil))
OS JOVENS CRIAM ASAS NO CHÃO DA ESCOLA
SOCIOPOÉTICA E RESISTÊNCIAS DE ESTUDANTES GAYS EM CONTEXTOS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18044
Weslley Da Silva Rodrigues, Shara Jane Holanda Costa Adad
417-442
PDF (Português (Brasil))
POBREZA MENSTRUAL E DESIGUALDADE DE GÊNERO
O OLHAR DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18050
Taísi Corrêa da Silva Ledur, Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto, Carmem Regina Giongo
443-466
PDF (Português (Brasil))
A INVISIBILIDADE DA MÃE CIENTISTA
ARTICULANDO GÊNERO, MATERNIDADE, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18115
Michele Marta Moraes Castro, Tereza Fernandes
467-487
PDF (Português (Brasil))
ANÁLISE DA FOME, CIÊNCIA E CULTURA COMO ELEMENTOS IDENTITÁRIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS/QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18089
Gustavo Augusto Assis Faustino, Itallo Junior Chaves dos Santos , Camilla Ferreira Alves, Keythy Ravena Batista Nascimento, Anna Maria Canavarro Benite
488-512
PDF (Português (Brasil))
INTEGRANDO A EPISTEMOLOGIA FEMINISTA DE SANDRA HARDING À IDENTIDADE CIENTÍFICA
UMA ABORDAGEM TEÓRICA PARA O ENSINO DE FÍSICA E CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18098
Laís Gedoz, Matheus Monteiro Nascimento
513-538
PDF (Português (Brasil))
“EU ENSINO, MAS A SOCIEDADE NÃO ESTÁ PREPARADA”
INVESTIGANDO A INTERSEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18135
Marcus Altivo Avelar Ribeiro, Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba
539-561
PDF (Português (Brasil))
O SILÊNCIO COMO BASE
A SEXUALIDADE E GÊNERO NO MATERIAL DIDÁTICO MATO-GROSSENSE
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18143
Daniel Prim Janning, Fabiana Aparecida de Carvalho, Mariana Brasil Ramos
562-582
PDF (Português (Brasil))
DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS/OS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18145
Cássia Edmara Murback Maggioni, Fabiane Freire França
583-603
PDF (Português (Brasil))
DECOLONIZANDO A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
PERSPECTIVAS FEMINISTAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18142
Maíra Caroline Defendi Oliveira, Irlan Von Linsingen
604-626
PDF (Português (Brasil))
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DA VASECTOMIA NUMA PERSPECTIVA ANTIMACHISTA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18156
João Pedro Martins Sousa, LUCIANA APARECIDA SIQUEIRA SILVA
627-644
PDF (Português (Brasil))
ESTUDOS DE GÊNERO E SEXUALIDADES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL
INDÍCIOS DA CONSOLIDAÇÃO DE UM CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18161
Glauber Carvalho da Silva, Agnaldo da Conceição Esquincalha
645-665
PDF (Português (Brasil))
GÊNERO E EDUCAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU
MARCAS DO COLONIALISMO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18163
Francini Martins, Marcelo Silva
666-681
PDF (Português (Brasil))
A ESCREVIVÊNCIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
CONSTRUINDO UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM ENGAJADA COM A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18162
Brenda Iolanda Silva do Nascimento, Fernanda Antunes Gomes da Costa
682-702
PDF (Português (Brasil))
“È NATO DA MULHER, ENSINAR, CUIDAR”
NARRATIVAS DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA SOBRE FEMINISMOS E VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17136
EUGERBIA PAULA DA ROCHA, Raquel Pereira Quadrado, Elaine de Jesus Souza
703-729
PDF (Português (Brasil))
Diversidade em Debate
EM PAUTA O ABORTO
CONTROLE E REGULAÇÃO DOS CORPOS FEMININOS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18133
Carin Klein, Sheila Debastiani Ramos
730-750
PDF (Português (Brasil))
A EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL
UM PASSO PARA FRENTE, DOIS PASSOS PARA TRÁS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18159
Bruna Larissa Ramalho Diniz, Ana Carolina Biscalquini Talamoni, Eliane Rose Maio
751-775
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE
O SILÊNCIO SOBRE A SEXUALIDADE NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17519
Laís Jaeger Pires, Tatiana Souza de Camargo
776-790
PDF (Português (Brasil))
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA O APOIO JURÍDICO DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
UM CAMINHO PARA (RE) PENSAR A UNIVERSIDADE E O PENSAMENTO JURÍDICO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16799
Julia Dambrós Marçal, Josiane Carine Wedig, Marlize Rubin-Oliveira
791-811
PDF (Português (Brasil))
MARCADORES SOCIOCULTURAIS, INTERSECCIONALIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PREMISSAS DE UM CURRÍCULO CRÍTICO-LIBERTADOR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16931
Luan Gonçalves Jucá, Daniel Teixeira Maldonado
812-837
PDF (Português (Brasil))
PERFORMATIVIDADE VIRIL
UMA ABORDAGEM QUEER PARA OS ESTUDOS DE MASCULINIDADES
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17379
Perycles Macêdo
838-862
PDF (Português (Brasil))
INTER-RELAÇÕES ENTRE A MULHER CIENTISTA E A EDUCAÇÃO CTS EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17606
Alessandra Nilles Konzen, Rosemar Ayres dos Santos
863-888
PDF (Português (Brasil))
EXPLORANDO A HOMOFOBIA EM “O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN”
UMA ANÁLISE QUEER SOB A LUZ DA REALIDADE BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17645
Tomé Fernandes Caitano, Danielle Gonzaga de Brito , Agostinho Filho da Silva Lima, Noah Gabriel Dantas da Silva
889-913
PDF (Português (Brasil))
AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DE GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADE
UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR), CAMPUS PARANAGUÁ
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17736
Arlane Pereira
914-937
PDF (Português (Brasil))
DIVERSIDADE NA UNIVERSIDADE
VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES TRANSGÊNEROS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17871
Mírian Abreu de Queiroz, Marina Oliveira Guimarães , Denis Alves Perdigão
938-970
PDF (Português (Brasil))
GÊNERO, SEXUALIDADE E CINEMA
REPRESENTAÇÕES E PEDAGOGIAS DO HORROR NO CURTA-METRAGEM “JONAS BANHADO EM SANGUE” (2017), DO DIRETOR MATEUS BANDEIRA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17882
Lucas Bitencourt Fortes, Gisele Massola
971-996
PDF (Português (Brasil))
PEDAGOGIA DO NÃO LUGAR
FICCIONANDO NARRATIVAS DE UM PROFESSOR NÃO BINÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17998
Glau Marques Xavier Casanova
997-1018
PDF (Português (Brasil))
MULHER E PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DESAFIOS PARA O INGRESSO E PERMANÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18055
Maria Eduarda Azevedo da Silva , Meire Luci Silva, Nilson Rogério Silva
1019-1049
PDF (Português (Brasil))
Cotidiano da Escola
AS MULHERES QUILOMBOLAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA IBICUÍ DA ARMADA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SANT’ANA DO LIVRAMENTO-RS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16779
Lisiane da Silva Schlick, Cláudio Baptista Carle
1050-1066
PDF (Português (Brasil))
PENSAMENTO CRÍTICO NAS ATIVIDADES DE ENSINO DA SEXUALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DO OITAVO ANO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18069
Milene Carolina Cabral Vieira, Rúbia Emmel
1067-1092
PDF (Português (Brasil))
Espaços Educativos
DANÇA PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA
UMA REVISÃO DE ESCOPO SOBRE PUBLICAÇÕES NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16173
Bruna Poliana Silva, Juliane Aparecida de Paula Perez Campos
1093-1107
PDF (Português (Brasil))
“A NOSSA MARIA NÃO É BRINCADEIRA”
MULHERES BRASILEIRAS, AS HEROÍNAS DOS SAMBAS-ENREDO DO CARNAVAL CARIOCA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17059
Regina Celia Rockenbach da Silva, Angela Dillmann Nunes Bicca Dillmann Nunes Bicca
1108-1122
PDF (Português (Brasil))
PREVENÇÃO DO ABUSO SEXUAL INFANTIL E O SEMÁFORO DO TOQUE
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17074
Débora dos Santos Rodrigues, Suzi Mara Teixeira Bromberg, Maria Eduarda Fonseca Damasceno, Camila Daiane Silva
1123-1137
PDF (Português (Brasil))
CINECLUBE VEREDAS
O CINEMA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DIÁLOGO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18005
Giovana Ribeiro Borges, Claudia Helena Gonçalves Moura
1138-1158
PDF (Português (Brasil))
A EVOLUÇÃO DA ABORDAGEM DA FEMINILIDADE E GÊNERO NAS CRIAÇÕES DA MATTEL
UMA COMPARAÇÃO DOS FILMES DE ANIMAÇÃO DA BARBIE E O FILME “BARBIE” DE 2023
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v12i2.16619
Ana Laura Schliemann, Gabriela Martins de Jesus, Rayssa Barbosa de Siqueira
1159-1179
PDF (Português (Brasil))
Indexadores
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC)
Language
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Brasil)
Browse
Current Issue