Vol. 12 No. 2 (2024): Dossiê Gêneros e sexualidades: práticas e pesquisas desobedientes e libertárias na educação em ciências e na educação matemática

Abordar e construir práticas relacionadas com as diversidades sexuais e de gênero nos contextos educativos implica desobediências, resistências e luta por liberdade. Nos últimos anos, intensificaram-se os discursos de perseguição e censura a essas pautas nas escolas, ao mesmo tempo que as violências contra as mulheres, LGBTIAPNB e outros grupos minorizados socialmente também se avolumaram. Tais discursos interseccionam-se com outros fenômenos atuais como o negacionismo científico, a desvalorização da ciência, a pós-verdade, o fomento à disseminação de fake news e de conspirações pseudocientíficas, ou seja, as práticas que conformam ataques às conquistas das classes menos favorecidas e aos meios que elas possuem para denunciar as desigualdades e violências vivenciadas. Nesse sentido, pautas em discursos conservadores e neoliberais se articulam para esvaziar a educação de seus sentidos de justiça social e de seu compromisso com a verdade.

Neste dossiê, propomos esperançar e apontar caminhos e possibilidades construídas em diversos cenários para (d)enunciar, compreender, questionar, superar e transformar as investidas necrófilas na educação, como, também, para enunciar as estratégias e produções que pluralizam práticas libertárias, inventivas e desobedientes das convenções, padronizações e da lógica fascistóide do poder. 

Propomos essa discussão em Educação em/nas Ciências e na Educação Matemática, por serem esses campos sobre os quais se colocam as expectativas de que as aprendizagens construídas pelas/os sujeitos contribuam para a formação cidadã e política, mas, concomitantemente, por serem essas as frentes mais afetadas pelas recentes políticas educativas.

Assim, este dossiê busca reunir trabalhos que se propõem transgredir as fronteiras sexuais, raciais, de gênero e de classe em diferentes níveis e modalidades da Educação das/nas Ciências e na Educação Matemática, sob variados enfoques teóricos e metodológicos. São bem-vindas contribuições ao dossiê relacionadas com as seguintes temáticas:

  • Gênero(s) e Educação em Ciências e Educação Matemática;
  • Sexualidade(s) e diversidade sexual e de Gênero na Educação em Ciências e Educação Matemática;
  • Feminismos e Educação em Ciências e Educação Matemática;
  • Educação antirracista e educação das relações etnicorraciais e a Educação em Ciências e Educação Matemática;
  • Decolonialidade na Educação em Ciências e na Educação Matemática.

 

Published: 2025-01-20

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18600
    Joanalira Corpes Magalhães
    1-4

Dossiê: Gêneros e sexualidades: práticas e pesquisa desobediente e libertárias

Diversidade em Debate

Cotidiano da Escola

Espaços Educativos

  • DANÇA PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA UMA REVISÃO DE ESCOPO SOBRE PUBLICAÇÕES NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16173
    Bruna Poliana Silva, Juliane Aparecida de Paula Perez Campos
    1093-1107
  • “A NOSSA MARIA NÃO É BRINCADEIRA” MULHERES BRASILEIRAS, AS HEROÍNAS DOS SAMBAS-ENREDO DO CARNAVAL CARIOCA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17059
    Regina Celia Rockenbach da Silva, Angela Dillmann Nunes Bicca Dillmann Nunes Bicca
    1108-1122
  • PREVENÇÃO DO ABUSO SEXUAL INFANTIL E O SEMÁFORO DO TOQUE

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17074
    Débora dos Santos Rodrigues, Suzi Mara Teixeira Bromberg, Maria Eduarda Fonseca Damasceno, Camila Daiane Silva
    1123-1137
  • CINECLUBE VEREDAS O CINEMA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DIÁLOGO

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18005
    Giovana Ribeiro Borges, Claudia Helena Gonçalves Moura
    1138-1158
  • A EVOLUÇÃO DA ABORDAGEM DA FEMINILIDADE E GÊNERO NAS CRIAÇÕES DA MATTEL UMA COMPARAÇÃO DOS FILMES DE ANIMAÇÃO DA BARBIE E O FILME “BARBIE” DE 2023

    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v12i2.16619
    Ana Laura Schliemann, Gabriela Martins de Jesus, Rayssa Barbosa de Siqueira
    1159-1179