OS JOVENS CRIAM ASAS NO CHÃO DA ESCOLA

SOCIOPOÉTICA E RESISTÊNCIAS DE ESTUDANTES GAYS EM CONTEXTOS ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18044

Resumo

Este artigo tem como proposta ultrapassar valores pré-estabelecidos e romper com a invisibilidade de jovens gays em contextos escolares, proporcionando a eles espaço como sujeitos capazes de pensar novos conceitos e formas de problematização, com a contribuição do método sociopoética. A problemática da pesquisa é: o que os jovens gays pensam sobre si mesmos e quais são as performatividades presentes nos trajetos de resistência que questionam os valores pré-estabelecidos e rompem com a invisibilidade nos contextos escolares? O grupo pesquisador foi composto por quatro jovens homossexuais estudantes do 2º ano do ensino médio da Unidade Escolar Cassiana Rocha, localizada na cidade de Piripiri, Piauí. Os dados foram produzidos por meio da técnica artística corpo-giz. O medo e a dor estão presentes na trajetória desses jovens gays, assim como a invisibilidade em relação a si mesmos, à família e à escola. Contudo, os estudantes criam performatividades de resistência aos valores pré-estabelecidos e à invisibilidade que lhes é imposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shara Jane Holanda Costa Adad, Universidade Federal do Piauí

Professora doutora da Universidade Federal do Piauí-UFPI, coordenadora do Observatório das Juventudes e Violências na Escola (OBJUVE) Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Cidadania (NEPEGECI).

Downloads

Publicado

20-01-2025

Como Citar

Da Silva Rodrigues, W., & Holanda Costa Adad, S. J. (2025). OS JOVENS CRIAM ASAS NO CHÃO DA ESCOLA: SOCIOPOÉTICA E RESISTÊNCIAS DE ESTUDANTES GAYS EM CONTEXTOS ESCOLARES . Diversidade E Educação, 12(2), 417–442. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18044