OS JOVENS CRIAM ASAS NO CHÃO DA ESCOLA
SOCIOPOÉTICA E RESISTÊNCIAS DE ESTUDANTES GAYS EM CONTEXTOS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18044Abstract
Este artigo tem como proposta ultrapassar valores pré-estabelecidos e romper com a invisibilidade de jovens gays em contextos escolares, proporcionando a eles espaço como sujeitos capazes de pensar novos conceitos e formas de problematização, com a contribuição do método sociopoética. A problemática da pesquisa é: o que os jovens gays pensam sobre si mesmos e quais são as performatividades presentes nos trajetos de resistência que questionam os valores pré-estabelecidos e rompem com a invisibilidade nos contextos escolares? O grupo pesquisador foi composto por quatro jovens homossexuais estudantes do 2º ano do ensino médio da Unidade Escolar Cassiana Rocha, localizada na cidade de Piripiri, Piauí. Os dados foram produzidos por meio da técnica artística corpo-giz. O medo e a dor estão presentes na trajetória desses jovens gays, assim como a invisibilidade em relação a si mesmos, à família e à escola. Contudo, os estudantes criam performatividades de resistência aos valores pré-estabelecidos e à invisibilidade que lhes é imposta.
Downloads

Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.