POSSIBILIDADES DE DEBATES SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS RELACIONADAS ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16716Resumo
Educação é um direito garantido a todos, no entanto dados mostram que estudantes LGBTQIAPN+ estão evadindo das escolas por sofrem violências e assédios dentro das mesmas. Devido a estes dados e seus desdobramentos, surgiu a ideia de incluir debates sobre gênero e sexualidade nas disciplinas pedagógicas do curso de licenciatura em Física do IFMG campus Bambuí com o intuito de apresentar legislações que auxiliem a inserção, permanência e bem-estar de estudantes LGBTQIAPN+, bem como explanar maneiras de se trabalhar gênero e sexualidade no contexto escolar. Assim, elaborou-se um Plano de Aula com a metodologia júri simulado e temática “Debate sobre o uso de banheiro por pessoas transvestigêneres” sendo aplicado na disciplina Educação Inclusiva para a Diversidade. Obteve-se êxito na aplicação com participação ativa dos discentes que consideraram positiva a maneira de dialogar sobre a temática, e pediram por mais espaços para o estudo sobre os direitos das pessoas LGBTQIAPN+.
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