POSSIBILIDADES DE DEBATES SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS RELACIONADAS ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16716

Resumo

Educação é um direito garantido a todos, no entanto dados mostram que estudantes LGBTQIAPN+ estão evadindo das escolas por sofrem violências e assédios dentro das mesmas. Devido a estes dados e seus desdobramentos, surgiu a ideia de incluir debates sobre gênero e sexualidade nas disciplinas pedagógicas do curso de licenciatura em Física do IFMG campus Bambuí com o intuito de apresentar legislações que auxiliem a inserção, permanência e bem-estar de estudantes LGBTQIAPN+, bem como explanar maneiras de se trabalhar gênero e sexualidade no contexto escolar. Assim, elaborou-se um Plano de Aula com a metodologia júri simulado e temática “Debate sobre o uso de banheiro por pessoas transvestigêneres” sendo aplicado na disciplina Educação Inclusiva para a Diversidade. Obteve-se êxito na aplicação com participação ativa dos discentes que consideraram positiva a maneira de dialogar sobre a temática, e pediram por mais espaços para o estudo sobre os direitos das pessoas LGBTQIAPN+.

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Biografia do Autor

Ramon Santos Mariano, IFMG Campus Bambuí

Estudante de Licenciatura em Física pelo IFMG campus Bambuí e membro do NEGES (Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade), com diversas participações em eventos de diversidade e ciência.

Leandro Antônio de Andrade, IFMG Campus Bambuí

Possuo graduação em Pedagogia (2013), mestrado (2016) e doutorado (2023) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Experiência na área de educação e pesquisa. Prática docente no IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí 2022-2023.

Meryene Carvalho Teixeira, IFMG Campus Bambuí

Professora efetiva (EBTT) no Instituto Federal de Minas Gerais campus Bambuí onde leciono a disciplina Química III no ensino médio integrado. Estou como Supervisora do Núcleo de Educação, Extensão e Diversidade. Faço parte do Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e da Comissão de Atividades Complementares desse mesmo curso. Uma mulher estudiosa das temáticas gênero, raça e sexualidade. Orientadora do Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (NEGeS) e integrante do Coletivo Basta, Coletivo Cores, Coletivo Maria Maria e Coletivo Ominira. Possuo projetos de pesquisa e extensão, bem como orientações de monografias nas áreas de Educação, Inclusão (Educacional e Social) e Sustentabilidade Ambiental. Estou como estudante no programa de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais do IFMG Campus Bambuí, bem como no curso de Especialização Lato Senso em Gênero e Sexualidade pela FAVENI. Sou Doutora em Ciências, Mestra em Ciências e Licenciada em Química. Todos os três títulos foram obtidos pela Universidade Federal de Lavras.

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Publicado

20-01-2025

Como Citar

Santos Mariano, R., Antônio de Andrade, L., & Carvalho Teixeira, M. (2025). POSSIBILIDADES DE DEBATES SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS RELACIONADAS ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM FÍSICA. Diversidade E Educação, 12(2), 77–98. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16716