AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DE GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADE

UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR), CAMPUS PARANAGUÁ

Autores

  • Arlane Pereira UFPR - Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17736

Resumo

O presente texto é parte de um capítulo de uma dissertação de mestrado cujo propósito foi analisar o Projeto Político-Pedagógico (PPC) do curso de Pedagogia, problematizando as ausências e presenças das discussões de raça, gênero e sexualidade durante a formação inicial. Este documento (PPC) é um aparato discursivo que, pautado por uma posição ideológica, produz identidades, verdades e modos de pensar e agir. A metodologia adotada consiste em uma abordagem qualitativa e documental, fundamentada nos estudos de gênero associados à categoria raça. Foram analisadas, ao todo, cinco disciplinas, as quais são mencionadas em momentos específicos deste manuscrito. Os resultados indicaram que as relações de poder operam no PPC para legitimar a cisgeneridade heterossexual e branca como modelos universais de sujeitos e epistemologias. Isso indica que a presença da diferença no documento, além de ser tímida, serve para sustentar a noção de normalidade de determinada localidade, ou seja, do sujeito cisgênero e branco como algo inquestionável.

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Biografia do Autor

Arlane Pereira, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (2020). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em educação. Membra do grupo de Pesquisas sobre Trajetórias Escolares e Universitárias de Alunas - PETRA.

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Publicado

20-01-2025

Como Citar

Pereira, A. (2025). AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DE GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADE: UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR), CAMPUS PARANAGUÁ. Diversidade E Educação, 12(2), 914–937. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17736