AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DE GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADE
UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR), CAMPUS PARANAGUÁ
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17736Resumo
O presente texto é parte de um capítulo de uma dissertação de mestrado cujo propósito foi analisar o Projeto Político-Pedagógico (PPC) do curso de Pedagogia, problematizando as ausências e presenças das discussões de raça, gênero e sexualidade durante a formação inicial. Este documento (PPC) é um aparato discursivo que, pautado por uma posição ideológica, produz identidades, verdades e modos de pensar e agir. A metodologia adotada consiste em uma abordagem qualitativa e documental, fundamentada nos estudos de gênero associados à categoria raça. Foram analisadas, ao todo, cinco disciplinas, as quais são mencionadas em momentos específicos deste manuscrito. Os resultados indicaram que as relações de poder operam no PPC para legitimar a cisgeneridade heterossexual e branca como modelos universais de sujeitos e epistemologias. Isso indica que a presença da diferença no documento, além de ser tímida, serve para sustentar a noção de normalidade de determinada localidade, ou seja, do sujeito cisgênero e branco como algo inquestionável.
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