DECOLONIZANDO A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

PERSPECTIVAS FEMINISTAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18142

Resumo

Este artigo discorre sobre a utilização da literatura como ferramenta para a promoção de uma perspectiva feminista decolonial e interseccional na formação de professores de Ciências. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada num contexto de pesquisa-ação, envolvendo a participação ativa de sujeitos na construção de conhecimentos e identidades. Contextualizada em uma disciplina no curso de Licenciatura em Educação do Campo, focada em gênero, a pesquisa incluiu intervenções literárias, nas quais estudantes refletiram sobre obras Afro-Brasileiras. As análises das produções textuais resultam, especialmente, da leitura dos contos "Quantos filhos Natalina teve?" de Conceição Evaristo. A literatura é apresentada como um meio eficaz para fomentar a conscientização crítica e desafiar normas tradicionais de gênero, classe e raça, enraizadas na sociedade. Evidencia-se sua importância na desconstrução de narrativas dominantes e na promoção de uma educação que combata desigualdades sociais.

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Biografia do Autor

Irlan Von Linsingen, UFSC

Graduado em Engenharia Mecânica, com mestrado em Ciências Térmicas (EMC/PPGEM/UFSC), doutorado em Educação em Ciências - UFSC (2002) e pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Estágio Sênior CAPES - 2015). Professor Titular da UFSC ligado ao Departamento de Engenharia Mecânica (EMC/CTC) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Atua nas linhas de pesquisa Implicações Sociais da Ciência e da Tecnologia na Educação e Linguagens e Ensino, com os seguintes temas: Ciência-Tecnologia-Sociedade, educação tecnológica, educação CTS, aspectos da linguagem na educação científica e tecnológica, articulações entre Estudos CTS, Educação CTS e Tecnologias Sociais. Líder do Grupo e Pesquisa Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação - DICITE. Participou da Coordenação Acadêmica do Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa - PQLP no âmbito do Acordo de Cooperação Educacional entre Brasil e Timor-Leste. Foi Diretor Acadêmico do campus da Universidade Federal de Santa Catarina/Blumenau.

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Publicado

20-01-2025

Como Citar

Defendi Oliveira, M. C., & Von Linsingen, I. (2025). DECOLONIZANDO A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS FEMINISTAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Diversidade E Educação, 12(2), 604–626. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18142