DECOLONIZANDO A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

PERSPECTIVAS FEMINISTAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18142

Abstract

Este artigo discorre sobre a utilização da literatura como ferramenta para a promoção de uma perspectiva feminista decolonial e interseccional na formação de professores de Ciências. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada num contexto de pesquisa-ação, envolvendo a participação ativa de sujeitos na construção de conhecimentos e identidades. Contextualizada em uma disciplina no curso de Licenciatura em Educação do Campo, focada em gênero, a pesquisa incluiu intervenções literárias, nas quais estudantes refletiram sobre obras Afro-Brasileiras. As análises das produções textuais resultam, especialmente, da leitura dos contos "Quantos filhos Natalina teve?" de Conceição Evaristo. A literatura é apresentada como um meio eficaz para fomentar a conscientização crítica e desafiar normas tradicionais de gênero, classe e raça, enraizadas na sociedade. Evidencia-se sua importância na desconstrução de narrativas dominantes e na promoção de uma educação que combata desigualdades sociais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Irlan Von Linsingen, UFSC

Graduado em Engenharia Mecânica, com mestrado em Ciências Térmicas (EMC/PPGEM/UFSC), doutorado em Educação em Ciências - UFSC (2002) e pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Estágio Sênior CAPES - 2015). Professor Titular da UFSC ligado ao Departamento de Engenharia Mecânica (EMC/CTC) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Atua nas linhas de pesquisa Implicações Sociais da Ciência e da Tecnologia na Educação e Linguagens e Ensino, com os seguintes temas: Ciência-Tecnologia-Sociedade, educação tecnológica, educação CTS, aspectos da linguagem na educação científica e tecnológica, articulações entre Estudos CTS, Educação CTS e Tecnologias Sociais. Líder do Grupo e Pesquisa Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação - DICITE. Participou da Coordenação Acadêmica do Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa - PQLP no âmbito do Acordo de Cooperação Educacional entre Brasil e Timor-Leste. Foi Diretor Acadêmico do campus da Universidade Federal de Santa Catarina/Blumenau.

Published

2025-01-20

How to Cite

DEFENDI OLIVEIRA, Maíra Caroline; VON LINSINGEN, Irlan. DECOLONIZANDO A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS FEMINISTAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Diversity and Education, [S. l.], v. 12, n. n. 2, p. 604–626, 2025. DOI: 10.14295/de.v12i2.18142. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/18142. Acesso em: 5 dec. 2025.