MARCADORES SOCIOCULTURAIS, INTERSECCIONALIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

PREMISSAS DE UM CURRÍCULO CRÍTICO-LIBERTADOR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16931

Resumo

O objetivo desse estudo foi problematizar as práticas político-pedagógicas de professores e professoras de Educação Física dos Institutos Federais com centralidade nas temáticas de raça, gênero e classe social a partir do conceito de interseccionalidade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descrita. Para seleção dos(as) participantes foi utilizada a amostra intencional típica, sendo convidados(as) e entrevistados(as) 11 professores(as) de Educação Física que lecionam no Ensino Médio integrado de diferentes regiões brasileiras. A aplicação da análise temática sobre o material empírico resultou em três temas: práticas político-pedagógicas da Educação Física com centralidade nas discussões étnico-raciais nos Institutos Federais; debates sobre as relações de gênero presentes nas aulas de Educação Física escolar nos Institutos Federais; e discutindo classe social a partir das aulas de Educação Física escolar. Concluímos que a Educação Física crítico-libertadora pode tornar o cotidiano escolar mais inclusivo, justo e equitativo.

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Biografia do Autor

Luan Gonçalves Jucá, Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Possui Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - Campus Iguatu - CE. Especialização em Docência no Ensino Superior com Metodologias Ativas de Aprendizagem pelo Centro Universitário União das Américas e em Educação Inclusiva pela Faculdade Descomplica. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF). Professor Efetivo da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. Tem interesse e pesquisa nos campos da Inclusão, Educação Física Inclusiva, Educação Física escolar e Ensino Médio.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Pós-Doutor em Educação pela USP. Docente do Instituto Federal de São Paulo. Professor colaborador do mestrado acadêmico em Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco. 

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Publicado

20-01-2025

Como Citar

Jucá, L. G., & Maldonado, D. T. (2025). MARCADORES SOCIOCULTURAIS, INTERSECCIONALIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PREMISSAS DE UM CURRÍCULO CRÍTICO-LIBERTADOR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS. Diversidade E Educação, 12(2), 812–837. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16931