SAÚDE MENSTRUAL COMO TEMA GERADOR

CONTRIBUIÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO MENSTRUAL COMO ESTRATÉGIA EMANCIPATÓRIA

Autores

  • Barbara Faria Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Adalberto Inocencio Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18158

Resumo

A saúde menstrual entre jovens serviu como tema gerador para entender suas percepções sobre o assunto durante uma roda de conversa. A investigação objetivou sistematizar o conhecimento dos alunos sobre saúde menstrual, fundamentado no pensamento freireano. A metodologia consistiu na aplicação de questionários a alunos do ensino fundamental e do cursinho pré-vestibular, coletando dados sobre conhecimento, conforto e interesses relacionados à menstruação. A análise sugeriu que, embora haja avanço significativo quanto à abordagem restritiva da educação sobre saúde menstrual, persiste resistência ao diálogo familiar, evidenciando conflito geracional. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos se sentiu confortável para discutir menstruação, indicando uma transição histórica quanto ao estigma do tema. As categorias conhecimento, conforto e curiosidade emergiram como predominantes nas respostas, refletindo maior abertura sobre o assunto. Assim, promover ações contínuas de sensibilização e diálogo é essencial para uma educação libertária centrada em formar indivíduos críticos que transformem seu entorno.

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Biografia do Autor

Adalberto Inocencio, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor adjunto na Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), campus Dois Vizinhos. Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Economia do Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre e doutor (stricto sensu) pelo Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisa atualmente a interface Educação Ambiental na perspectiva de uma Ecopolítica/Ecogovernamentalidade.

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Publicado

20-01-2025

Como Citar

Faria, B. ., & Inocencio, A. (2025). SAÚDE MENSTRUAL COMO TEMA GERADOR: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO MENSTRUAL COMO ESTRATÉGIA EMANCIPATÓRIA. Diversidade E Educação, 12(2), 99–123. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18158