SAÚDE MENSTRUAL COMO TEMA GERADOR
CONTRIBUIÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO MENSTRUAL COMO ESTRATÉGIA EMANCIPATÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18158Resumo
A saúde menstrual entre jovens serviu como tema gerador para entender suas percepções sobre o assunto durante uma roda de conversa. A investigação objetivou sistematizar o conhecimento dos alunos sobre saúde menstrual, fundamentado no pensamento freireano. A metodologia consistiu na aplicação de questionários a alunos do ensino fundamental e do cursinho pré-vestibular, coletando dados sobre conhecimento, conforto e interesses relacionados à menstruação. A análise sugeriu que, embora haja avanço significativo quanto à abordagem restritiva da educação sobre saúde menstrual, persiste resistência ao diálogo familiar, evidenciando conflito geracional. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos se sentiu confortável para discutir menstruação, indicando uma transição histórica quanto ao estigma do tema. As categorias conhecimento, conforto e curiosidade emergiram como predominantes nas respostas, refletindo maior abertura sobre o assunto. Assim, promover ações contínuas de sensibilização e diálogo é essencial para uma educação libertária centrada em formar indivíduos críticos que transformem seu entorno.
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