O SILÊNCIO COMO BASE

A SEXUALIDADE E GÊNERO NO MATERIAL DIDÁTICO MATO-GROSSENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18143

Resumo

A força política conservadora em Mato Grosso faz da sua educação pública um laboratório para tomadas de decisão conservadoras e neoliberais. Seu maior exemplo está na decisão de sair parcialmente do PNLD em 2021. Este trabalho analisa os livros didáticos de Ciências do oitavo ano comprados pelo Estado para os anos letivos de 2022 e 2023, focando nos discursos relacionados a gênero e sexualidade. A análise mostra para o livro de 2022, um movimento de abertura ao debate e diálogo em questões de gênero, sexualidade e orientação sexual, vinculado à terceira versão da BNCC. Enquanto que no material de 2023 há um silenciamento destes temas, refletindo os vetos da versão final da BNCC. Fica possível vislumbrar a agenda conservadora propulsora destas mudanças no currículo, bem como dúvidas sobre o tratamento destas temáticas nos materiais fornecidos ao Estado e às escolas particulares que também são vinculadas à SOMOS Educação.

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Biografia do Autor

Daniel Prim Janning, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT)/UFSC

É mestre em Educação Científica e Tecnológica e licenciado em Ciências Biológicas, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Já trabalhou como professor de Ciências e Biologia na Escola Supletiva da Penitenciária de Florianópolis (incorporada ao CEJA/SC) e rede municipal de São José. Também já atuou na formação de professores em programas acadêmicos no Brasil e Timor-Leste, além de educação ambiental e mirmecologia. Atualmente é professor de Ciências Naturais na rede estadual de Mato Grosso e estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC)

Fabiana Aparecida de Carvalho, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Pesquisadora mulher e latino-americana, professora Adjunta do Departamento de Biologia (DBI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais / Associada UEM (PROFCIAMB). Sua formação acadêmica compreende a Licenciatura em Ciências Biológicas (UNESP - Campus Rio Claro), Mestrado em Educação (UNICAMP), o Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM). Atua em Pesquisas sobre Formação Docente e Ensino de Ciências e Biologia, em Estudos de Gênero - Corpo - Sexualidades - Diferenças, Educação Ambiental, Decolonialidade nas Educações

Mariana Brasil Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Ciências (Ensino e História de Ciências da Terra), pela UNICAMP (2010. Atualmente, é professora do depto. de Metodologia de Ensino da UFSC, atuando na área de Educação em Ciências e Biologia nos cursos de Ciências Biológicas. Atua também como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC) e, desde o início de sua formação, vem desenvolvendo pesquisas sobre os seguintes temas: Controvérsias Científicas no Ensino de Ciências; Audiovisuais na Educação em Ciências; Linguagem e Educação em Ciências; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. A partir de 2019, inicia estudos na área de Gênero e Sexualidade, a partir de referenciais feministas, buscando articulá-los ao ensino de Biologia e Ciências.

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Publicado

20-01-2025

Como Citar

Prim Janning, D., Aparecida de Carvalho, F., & Brasil Ramos, M. (2025). O SILÊNCIO COMO BASE: A SEXUALIDADE E GÊNERO NO MATERIAL DIDÁTICO MATO-GROSSENSE. Diversidade E Educação, 12(2), 562–582. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18143