O SILÊNCIO COMO BASE
A SEXUALIDADE E GÊNERO NO MATERIAL DIDÁTICO MATO-GROSSENSE
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18143Resumo
A força política conservadora em Mato Grosso faz da sua educação pública um laboratório para tomadas de decisão conservadoras e neoliberais. Seu maior exemplo está na decisão de sair parcialmente do PNLD em 2021. Este trabalho analisa os livros didáticos de Ciências do oitavo ano comprados pelo Estado para os anos letivos de 2022 e 2023, focando nos discursos relacionados a gênero e sexualidade. A análise mostra para o livro de 2022, um movimento de abertura ao debate e diálogo em questões de gênero, sexualidade e orientação sexual, vinculado à terceira versão da BNCC. Enquanto que no material de 2023 há um silenciamento destes temas, refletindo os vetos da versão final da BNCC. Fica possível vislumbrar a agenda conservadora propulsora destas mudanças no currículo, bem como dúvidas sobre o tratamento destas temáticas nos materiais fornecidos ao Estado e às escolas particulares que também são vinculadas à SOMOS Educação.
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