ENTREVISTA
MULHERES NAS CIÊNCIAS, MATEMÁTICAS E ENSINOS – CONHECIMENTOS SITUADOS E TRAJETÓRIAS INSPIRADAS PELOS ESTUDOS DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18704Resumo
A conversa que se segue é mais que uma entrevista, é um testemunho! Uma parceria e um registro histórico para o Ensino de Ciências e Matemática. Qualquer apresentação resultaria em redundâncias, pois não há como dimensionar, sinteticamente, a contribuição dessas quatro potentes mulheres nas educações, pesquisas, ensinos e extensões alinhadas aos estudos de gênero e à transformação social. Temos o registro de trajetórias, referências teóricas, histórias de vida que, conforme se encontram, criam aproximações, espaçamentos e mesmo diferenças quanto aos entendimentos situados na produção do conhecimento científico e de seu ensino. Embora longa, pois adensar todos essas memórias não é tarefa das mais fáceis e das mais sumárias, a conversa flui em várias direções; complementa-se! Soma-se, comunitariamente, com as perguntas das pessoas que conduzem a entrevista, com o diálogo respeitoso entre as pesquisadoras e com as esperanças das/os estudantes e colegas que, na posição de leitoras/es, irão interagir e preencher, com outros sentidos, os entendimentos de gênero e sexualidade em nossas áreas de atuação!
Downloads

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.