ENTREVISTA

MULHERES NAS CIÊNCIAS, MATEMÁTICAS E ENSINOS – CONHECIMENTOS SITUADOS E TRAJETÓRIAS INSPIRADAS PELOS ESTUDOS DE GÊNERO

Autores

  • Sandro Prado Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Fabiana Aparecida de Carvalho Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil.
  • Bettina Heerdt Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil.
  • Yonier Alexander Orozco Marin Universidade Federal do Norte de Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18704

Resumo

A conversa que se segue é mais que uma entrevista, é um testemunho! Uma parceria e um registro histórico para o Ensino de Ciências e Matemática. Qualquer apresentação resultaria em redundâncias, pois não há como dimensionar, sinteticamente, a contribuição dessas quatro potentes mulheres nas educações, pesquisas, ensinos e extensões alinhadas aos estudos de gênero e à transformação social. Temos o registro de trajetórias, referências teóricas, histórias de vida que, conforme se encontram, criam aproximações, espaçamentos e mesmo diferenças quanto aos entendimentos situados na produção do conhecimento científico e de seu ensino. Embora longa, pois adensar todos essas memórias não é tarefa das mais fáceis e das mais sumárias, a conversa flui em várias direções; complementa-se! Soma-se, comunitariamente, com as perguntas das pessoas que conduzem a entrevista, com o diálogo respeitoso entre as pesquisadoras e com as esperanças das/os estudantes e colegas que, na posição de leitoras/es, irão interagir e preencher, com outros sentidos, os entendimentos de gênero e sexualidade em nossas áreas de atuação!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Prado Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto II da Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Campus Pontal. Curso de Ciências Biológicas. Área de Educação.

Fabiana Aparecida de Carvalho, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

Pós-doutora em Educação Científica e Tecnológica. UEM, Maringá, Paraná, Brasil.

Bettina Heerdt, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil.

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática. UNICENTRO, Guarapuava, Paraná, Brasil.

Yonier Alexander Orozco Marin, Universidade Federal do Norte de Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

Doutor em Educação Científica e Tecnológica. UFNT, Araguaína, Tocantins, Brasil.

Downloads

Publicado

20-01-2025

Como Citar

Santos, S. P., Aparecida de Carvalho, F., Heerdt, B., & Alexander Orozco Marin, Y. (2025). ENTREVISTA: MULHERES NAS CIÊNCIAS, MATEMÁTICAS E ENSINOS – CONHECIMENTOS SITUADOS E TRAJETÓRIAS INSPIRADAS PELOS ESTUDOS DE GÊNERO. Diversidade E Educação, 12(2), 9–53. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18704

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)