A EVOLUÇÃO DA ABORDAGEM DA FEMINILIDADE E GÊNERO NAS CRIAÇÕES DA MATTEL
UMA COMPARAÇÃO DOS FILMES DE ANIMAÇÃO DA BARBIE E O FILME “BARBIE” DE 2023
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16619Resumo
Compreendendo o caráter disseminador de cultura, a partir de filmes, noções e valores são propositalmente transmitidos, carregando sentidos para fenômenos sociais, como a perspectiva de gênero e sexualidade do público majoritário que consume seus produtos, crianças e adolescentes. O presente artigo abre o diálogo qualitativo entre algumas produções audiovisuais do universo Barbie, analisando a autenticidade com a qual os propósitos morais da empresa Mattel Inc evoluíram ao longo das últimas três décadas. O filme de referência para a realização da pesquisa se trata do longa-metragem “Barbie” de 2023 por produção e direção de Greta Gerwig. A análise levantou discussões sobre a evolução da feminilidade e masculinidade nos filmes da Barbie, tal produção que gerou maior debate sobre o personagem Ken, que não existiu nas produções anteriores. A pesquisa ao final considerou que, todos passaram por alguma reformulação para se adequar a segunda década do século 21.
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