GÊNERO, SEXUALIDADE E CINEMA

REPRESENTAÇÕES E PEDAGOGIAS DO HORROR NO CURTA-METRAGEM “JONAS BANHADO EM SANGUE” (2017), DO DIRETOR MATEUS BANDEIRA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17882

Résumé

Considerando o potencial representacional e pedagógico da mídia, o artigo objetiva analisar as representações de medos, angústias e ansiedades que afligem sujeitos queer no curta-metragem de horror nacional Jonas banhado em sangue (2017), do diretor Mateus Bandeira. O aporte teórico ancora-se no campo dos Estudos Culturais. Tendo em vista que nossas identidades são forjadas e construídas no interior de uma determinada cultura, consideram-se também os entrelaçamentos Gênero e Sexualidade, os quais fornecem ferramentas para a análise de artefatos e acontecimentos que têm grande poder de subjetivação sobre os sujeitos. Foram utilizadas metodologias de etnografia em tela e de análise cultural, que contribuíram para problematizar o quanto o cinema, mesmo do gênero de horror, às vezes visto como marginal, pode ser um produto cultural gerador de significados e entendimentos sobre o que é ou não aceitável em relação aos comportamentos e posições de sujeito que o indivíduo assume na sociedade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Lucas Bitencourt Fortes, ULBRA

Doutorando em Educação pela Universidade Luterana do Brasil. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2023); Pós-graduação Lato Sensu em Orientação Educacional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2019); Pós-graduação Lato Sensu em MBA em Coaching pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2019); Pós-Graduação Lato Sensu em Sociologia e Ensino de Sociologia pelo Centro Universitário Claretiano (2019); Graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2020); Graduação em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2018) e Graduação em Administração pela Universidade do Norte do Paraná (2017).

Gisele Massola, PPGEDU/ULBRA

Professora adjunta colaboradora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da ULBRA com ênfase nos Estudos Culturais. Além disso, tem atuado com disciplinas da Graduação e Pós-graduação lato sensu modalidade EAD em cursos de licenciatura e formação de professores. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2015). Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/2009) e Graduada em História pela mesma Universidade (ULBRA/2003). 

Téléchargements

Publié-e

2025-01-20

Comment citer

BITENCOURT FORTES, Lucas; MASSOLA, Gisele. GÊNERO, SEXUALIDADE E CINEMA: REPRESENTAÇÕES E PEDAGOGIAS DO HORROR NO CURTA-METRAGEM “JONAS BANHADO EM SANGUE” (2017), DO DIRETOR MATEUS BANDEIRA . Diversidade e Educação, [S. l.], v. 12, n. n. 2, p. 971–996, 2025. DOI: 10.14295/de.v12i2.17882. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/17882. Acesso em: 5 déc. 2025.