EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE

O SILÊNCIO SOBRE A SEXUALIDADE NA ESCOLA

Auteurs-es

  • Laís Jaeger Pires UFRGS
  • Tatiana Souza de Camargo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17519

Résumé

A importância da educação para a sexualidade nas escolas se dá na promoção de saúde, bem-estar e respeito à diversidade entre estudantes. A escola deve ser um espaço acolhedor para todes, independentemente de suas identidades, e a educação para a sexualidade deve ir além de tópicos biológicos. A falta de preparo de docentes e a timidez da escola em abordar o tema, são obstáculos a serem superados. O relato de uma experiência em sala de aula demonstra o interesse de discentes e o impacto positivo que essa abordagem pode ter. A capacitação da comunidade escolar, principalmente de professores, se mostra fundamental para lidar com a diversidade de gênero e sexualidade de maneira respeitosa e inclusiva.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Laís Jaeger Pires, UFRGS

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora na área de conservação, educação ambiental e educação para a sexualidade. Professora laboratorista de ensino fundamental e médio.

Téléchargements

Publié-e

2025-01-20

Comment citer

JAEGER PIRES, Laís; SOUZA DE CAMARGO, Tatiana. EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE: O SILÊNCIO SOBRE A SEXUALIDADE NA ESCOLA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 12, n. n. 2, p. 776–790, 2025. DOI: 10.14295/de.v12i2.17519. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/17519. Acesso em: 5 déc. 2025.