QUESTÕES DE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA FORMAÇÃO POLÍTICA DO(A) PROFESSOR(A) DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18146Resumo
O propósito do trabalho foi caracterizar as possibilidades de formação política de professoras(es) de biologia em formação, por meio da análise de seus discursos mobilizados ao sistematizar práticas pedagógicas abordando questões de diversidade sexual e de gênero no ensino de biologia. Na pesquisa, de natureza interventiva, 11 professores(as) planejaram, implementaram e sistematizaram 07 propostas pedagógicas, com diversos públicos, abordando objetos e processos abjetos em relação ao gênero e à sexualidade. Os artigos produzidos como produto da sistematização de cada experiência foram analisados qualitativamente à luz de quatro categorias: a) discussão de estruturas culturais; b) discussão de estruturas econômicas; c) a própria prática como espaço de transformação; d) relações estabelecidas com o conhecimento biológico. A abordagem em perspectiva de discussão de produção de normas excludentes, mais do que em perspectivas de reconhecimento e inclusão, aproximou e potencializou a formação política do(a) professor(a).
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