DANÇA PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA

UMA REVISÃO DE ESCOPO SOBRE PUBLICAÇÕES NO BRASIL

Autores

  • Bruna Poliana Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Juliane Aparecida de Paula Perez Campos Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16173

Resumo

Este estudo objetivou mapear as produções científicas nacionais sobre a prática da dança na população de jovens e adultos com deficiência. Utilizou-se da Revisão de Escopo. As bases de dados utilizadas foram: SciELO, Scopus e LILACS. Cinco estudos foram incluídos. Todas as pesquisas selecionadas possuem caráter qualitativo. Os manuscritos estão publicados em revistas da área da Educação Física, Educação Especial e da Saúde. O campo do conhecimento com maior aporte teórico voltado ao tema é relacionado ao campo da Educação Física, principalmente ao desenvolvimento da coordenação motora dos participantes. Nota-se a importância da prática da dança para este público no que tange benefícios culturais, físicos e sociais. Conclui-se que mesmo sem um filtro cronológico, apenas cinco estudos foram encontrados, entre os anos 2010 e 2020, corroborando com a lacuna já enunciada sobre pesquisas que versam sobre dança e pessoas com deficiência na fase juvenil e adulta.

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Biografia do Autor

Bruna Poliana Silva, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2019). Bacharel em Educação Física Unicesumar (2022). Mestre em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (2022). Doutoranda em Educação Especial na UFSCar na linha de pesquisa Implementação e avaliação de programas alternativos de ensino especial. Membro do Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada (NEAFA), pelo DEFMH/UFSCar e também membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas: Educação inclusiva, tecnologia educacional e formação profissional em diferentes contextos, da UFSCar. Possui interesse nas temáticas da Educação Especial envolvendo dança e a pessoa com deficiência.

Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1999), Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), e Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2006). Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (início em 2009). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) de março de 2019 a outubro de 2022. Atua como docente no curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Além do ensino, desenvolve atividades de pesquisa e extensão, principalmente nos seguintes temas: educação especial, formação de professores, deficiência intelectual, didática e práticas pedagógicas no contexto inclusivo, a educação especial no contexto do ensino médio e da educação de jovens e adultos, profissionalização de pessoas com deficiência.

Publicado

20-01-2025

Como Citar

Poliana Silva, B., & Aparecida de Paula Perez Campos, J. . . . . . (2025). DANÇA PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO DE ESCOPO SOBRE PUBLICAÇÕES NO BRASIL. Diversidade E Educação, 12(2), 1093–1107. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16173