INTEGRANDO A EPISTEMOLOGIA FEMINISTA DE SANDRA HARDING À IDENTIDADE CIENTÍFICA

UMA ABORDAGEM TEÓRICA PARA O ENSINO DE FÍSICA E CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18098

Resumo

A literatura nacional sobre gênero no Ensino de Física e de Ciências apresenta uma escassez de estudos teóricos sobre a noção de identidade científica. Para diminuir essa lacuna, este trabalho teve como objetivo realizar um estudo teórico que articula a abordagem de Sandra Harding sobre epistemologia feminista, os estudos sobre identidade de Dorothy Holland, o modelo de identidade científica na Física de Zahra Hazari e a análise de discurso de James Paul Gee. Na construção da articulação teórica, foi desenvolvida uma análise da consistência entre as abordagens, a articulação entre os principais conceitos de cada obra e realizado um diálogo com a literatura. Através da integração dessas abordagens, identificou-se que o campo da Física é constituído por uma cultura predominantemente masculina, que favorece o sucesso dos homens. Essa cultura pode impactar negativamente no desenvolvimento da identidade científica das mulheres e  de grupos minoritários, influenciando sua persistência em cursos de Física.

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Biografia do Autor

Laís Gedoz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Física, com ênfase em Astrofísica, pela UFRGS (2016), mestrado em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS (2019) e Licenciatura em Física pela UNIFRAN (2021). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS e trabalha com pesquisas sobre identidade científica e questões de gênero no Ensino de Física. 

Matheus Monteiro Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

É Licenciado em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS - 2014), mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2016) e doutor em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2019). É Professor Adjunto do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS. Seus interesses de pesquisa concentram-se nas relações entre as sociologias da educação, do conhecimento e da ciência com a área da Educação em Ciências.

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Publicado

20-01-2025

Como Citar

Gedoz, L., & Monteiro Nascimento, M. (2025). INTEGRANDO A EPISTEMOLOGIA FEMINISTA DE SANDRA HARDING À IDENTIDADE CIENTÍFICA: UMA ABORDAGEM TEÓRICA PARA O ENSINO DE FÍSICA E CIÊNCIAS. Diversidade E Educação, 12(2), 513–538. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18098