INTEGRANDO A EPISTEMOLOGIA FEMINISTA DE SANDRA HARDING À IDENTIDADE CIENTÍFICA

UMA ABORDAGEM TEÓRICA PARA O ENSINO DE FÍSICA E CIÊNCIAS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18098

Résumé

A literatura nacional sobre gênero no Ensino de Física e de Ciências apresenta uma escassez de estudos teóricos sobre a noção de identidade científica. Para diminuir essa lacuna, este trabalho teve como objetivo realizar um estudo teórico que articula a abordagem de Sandra Harding sobre epistemologia feminista, os estudos sobre identidade de Dorothy Holland, o modelo de identidade científica na Física de Zahra Hazari e a análise de discurso de James Paul Gee. Na construção da articulação teórica, foi desenvolvida uma análise da consistência entre as abordagens, a articulação entre os principais conceitos de cada obra e realizado um diálogo com a literatura. Através da integração dessas abordagens, identificou-se que o campo da Física é constituído por uma cultura predominantemente masculina, que favorece o sucesso dos homens. Essa cultura pode impactar negativamente no desenvolvimento da identidade científica das mulheres e  de grupos minoritários, influenciando sua persistência em cursos de Física.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Laís Gedoz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Física, com ênfase em Astrofísica, pela UFRGS (2016), mestrado em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS (2019) e Licenciatura em Física pela UNIFRAN (2021). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS e trabalha com pesquisas sobre identidade científica e questões de gênero no Ensino de Física. 

Matheus Monteiro Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

É Licenciado em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS - 2014), mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2016) e doutor em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2019). É Professor Adjunto do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS. Seus interesses de pesquisa concentram-se nas relações entre as sociologias da educação, do conhecimento e da ciência com a área da Educação em Ciências.

Téléchargements

Publié-e

2025-01-20

Comment citer

GEDOZ, Laís; MONTEIRO NASCIMENTO, Matheus. INTEGRANDO A EPISTEMOLOGIA FEMINISTA DE SANDRA HARDING À IDENTIDADE CIENTÍFICA: UMA ABORDAGEM TEÓRICA PARA O ENSINO DE FÍSICA E CIÊNCIAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 12, n. n. 2, p. 513–538, 2025. DOI: 10.14295/de.v12i2.18098. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/18098. Acesso em: 5 déc. 2025.