PEDAGOGIA DO NÃO LUGAR

FICCIONANDO NARRATIVAS DE UM PROFESSOR NÃO BINÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17998

Resumo

Habitar a escola como um professor dissidente da norma produz diferentes maneiras de pensarmos a docência e o processo de ensino-aprendizagem. Este texto traz reflexões sobre a presença do corpo não binário enquanto figura docente no contexto escolar, explorando as potencialidades e desafios dessa vivência. Para tanto, foram utilizadas ferramentas autoetnográficas articuladas ao conceito de Escrevivências. Propõe-se uma “pedagogia do não lugar”, que subverte as expectativas tradicionais do papel docente, negando imposições normativas para abrir caminho a novas formas de ser e existir enquanto professor. A discussão abrange como as normas cisheterossexuais contribuem para que a escola seja um lugar de vigilância e regulação do gênero e da sexualidade, bem como as possibilidades de tornar este um ambiente mais inclusivo e respeitoso. O compartilhamento do professor sobre si constrói relações de cumplicidade e confiança com estudantes, promovendo uma educação que valoriza a diversidade e questiona as normas estabelecidas.

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Biografia do Autor

Glau Marques Xavier Casanova, EMEF Senador Salgado Filho

Professora de Biologia em Gramado/RS. Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como principal área de interesse de pesquisa os estudos de gênero pensados através de uma perspectiva pós-estruturalista, queer e descolonial, e a relação que os saberes produzidos pelas Ciências Biológicas, seja no ambiente escolar ou na formação de biólogos/as e/ou professores/as, têm com a maneira que entendemos o gênero e a sexualidade.

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Publicado

20-01-2025

Como Citar

Marques Xavier Casanova, G. (2025). PEDAGOGIA DO NÃO LUGAR: FICCIONANDO NARRATIVAS DE UM PROFESSOR NÃO BINÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA . Diversidade E Educação, 12(2), 997–1018. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17998