A INVISIBILIDADE DA MÃE CIENTISTA

ARTICULANDO GÊNERO, MATERNIDADE, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18115

Resumo

Este artigo surge no contexto de um grupo de estudos livres, que investiga os feminismos plurais mediados por tecnologias digitais em rede, na universidade, na escola e com mulheres ciberfeministas. O objetivo é compreender a relação entre gênero, maternidade, ciência e tecnologias e refletir sobre as conquistas das mães pesquisadoras, como a inclusão da licença-maternidade no currículo Lattes, no contexto  do projeto Parent in Science, para apoiar mães na ciência e na conquista dos seus direitos enquanto pesquisadoras. A metodologia se baseia na abordagem de pesquisa-formação na cibercultura, em que a docência não se separa da pesquisa, e considera os espaços de formação em sua multirreferencialidade. Os resultados destacam a necessidade de superar políticas públicas isoladas, enfatizando a urgência de transformar a estrutura androcêntrica em uma perspectiva feminista plural, para integrar maternidade e ciência como formas de existência social da mulher.

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Biografia do Autor

Tereza Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso - Brasil (ingresso em 2006). Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2020-2021). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012-2016), com Doutoramento Sanduíche na Universidade Aberta (UAb), Portugal (2014-2015). Mestre em Educação pela UFMT (2004-2006).

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Publicado

20-01-2025

Como Citar

Marta Moraes Castro, M., & Fernandes, T. (2025). A INVISIBILIDADE DA MÃE CIENTISTA: ARTICULANDO GÊNERO, MATERNIDADE, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS. Diversidade E Educação, 12(2), 467–487. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18115