A INVISIBILIDADE DA MÃE CIENTISTA
ARTICULANDO GÊNERO, MATERNIDADE, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18115Resumo
Este artigo surge no contexto de um grupo de estudos livres, que investiga os feminismos plurais mediados por tecnologias digitais em rede, na universidade, na escola e com mulheres ciberfeministas. O objetivo é compreender a relação entre gênero, maternidade, ciência e tecnologias e refletir sobre as conquistas das mães pesquisadoras, como a inclusão da licença-maternidade no currículo Lattes, no contexto do projeto Parent in Science, para apoiar mães na ciência e na conquista dos seus direitos enquanto pesquisadoras. A metodologia se baseia na abordagem de pesquisa-formação na cibercultura, em que a docência não se separa da pesquisa, e considera os espaços de formação em sua multirreferencialidade. Os resultados destacam a necessidade de superar políticas públicas isoladas, enfatizando a urgência de transformar a estrutura androcêntrica em uma perspectiva feminista plural, para integrar maternidade e ciência como formas de existência social da mulher.
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