A EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

TRANSVERSALIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16951

Resumo

O intuito deste trabalho foi desenvolver um jogo educativo para estudantes do ensino médio integrado, a fim de abordar temáticas relativas à sexualidade. A partir de uma pesquisa exploratória, sobre educação em sexualidade, surgiu o jogo “Superando Tabus”, o qual emergiu da ação e participação de estudantes adolescentes oriundos de uma unidade educacional do Instituto Federal do Paraná. A avaliação do jogo de tabuleiro culminou em núcleos de significação, baseados em indicadores percebidos nas respostas dos participantes. O jogo desvelou uma metodologia potente nos processos educativos voltados para sexualidade e diferença, numa perspectiva inclusiva de educação. O material didático produzido buscou aproximar o discente de uma concepção pluralista de sexualidade. A pesquisa se constituiu pelos atravessamentos, interações e colaborações dos participantes, de modo fundamental para superar o higienismo ainda presente nas abordagens puramente biológicas e reprodutivas vinculadas à educação sexual em políticas curriculares disseminadas pelo país.

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Biografia do Autor

Najara Nogari de Mello, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná

Possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 2013) e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 2014). Especialista em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental pela Universidade Anhanguera, Uniderp (2019). Antiga professora de Ciências pela Secretaria de Educação do Paraná, SEED (2016 a 2018). Desde 2018 é Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Paraná. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede vinculado ao Instituto Federal do Paraná (IFPR - 2021). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Ensino, Sexualidade, Material Didático e Educação Integral.

Everton Ribeiro, Universidade Federal do Paraná

Sou Bacharel em Artes Cênicas (2007) e Licenciado em Teatro (2010) pela Faculdade de Artes do Paraná; Licenciado em Pedagogia (2017) pelo Centro Universitário Internacional; Especialista em Estética e Filosofia da Arte (2010) pela Universidade Federal do Paraná; Especialista em História, Arte e Cultura (2011) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; Mestre em Educação/Cultura e Diversidade (2014) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste; Doutor em Educação/Desenvolvimento Humano (2019) pela Universidade Federal do Paraná, com estágio de doutoramento (sanduíche) no Human Development and Family Sciences, na University of Texas at Austin. Sou professor da Universidade Federal do Paraná; Setor de Educação (DEPLAE). Pesquiso temas relacionados ao ensino de arte e à educação em sexualidade, tais como pedagogia do teatro, marcadores sociais da diferença, saúde mental, relações de gênero, LGBTfobia, segurança escolar, experiência estética, formação docente e desenvolvimento humano.

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Publicado

20-01-2025

Como Citar

Nogari de Mello, N., & Ribeiro, E. (2025). A EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: TRANSVERSALIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL. Diversidade E Educação, 12(2), 174–197. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16951