Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Acerca de
Sobre la revista
Contacto
Avisos
Edições
Actual
Archivos
Submissões
Submeter um artigo
Condições para submissão
Diretrizes para autores
Processo de publicação
Processo de avaliação pelos pares
Declaração de direito autoral
Indexadores
Template
Institucional
PPGEA
SIB
FURG
PROPESP
OJS
Avaliadores
2024
2023
2021 e 2022
2018 a 2020
Buscar
Periódicos FURG
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 25 Núm. 2 (2020)
Vol. 25 Núm. 2 (2020)
Publicado:
2020-08-31
Expediente
Ficha editorial Ambiente & Educação
Equipe editorial da Revista Ambiente e Educação
PDF (Português (Brasil))
Editorial
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11866
Carlos da Revista Roberto Machado, Gisleine da Cruz Portugal, Sérgio Botton Barcellos
1-2
PDF (Português (Brasil))
Dossiê: Pesquisas e Práticas em Educação Ambiental e Educação do Campo
Apresentação do "Dossiê: Pesquisas e Práticas em Educação Ambiental e Educação do Campo"
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11874
Vanessa Andreoli, Marcelo Gules Borges
3-18
PDF (Português (Brasil))
Práticas educativas de introdução a agroecologia nas escolas itinerantes do campo no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11529
Valter de Jesus Leite, Luiz Arthur Conceição
19-49
PDF (Português (Brasil))
A ambientalização do currículo em escolas próximas à unidades de conservação
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11456
Taís Cristine Ernst Frizzo
50-72
PDF (Português (Brasil))
A educação ambiental nas práticas pedagógicas dos professores em escola do campo de um município da região metropolitana de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11535
Maria Helena Costa Nascimento, Maria Arlete da Rosa, Josmaria Lopes de Morais
73-103
PDF (Português (Brasil))
A educação ambiental e a educação do campo diante das interferências do agronegócio: compreensões de professores de escolas públicas
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11500
Carolina Borghi Mendes, Jorge Sobral da Silva Maia
104-126
PDF (Português (Brasil))
As repercussões da educação ambiental numa escola do campo capixaba
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11278
Ramofly Bicalho, Rainei Rodrigues Jadejiski
127-150
PDF (Português (Brasil))
A Escola Família Agrícola Belo Monte e a pedagogia da alternância em uma educação para a sustentabilidade da vida
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11508
Janinha Gerke, Simone Ferreira Angelo, Edson Moreno Canchilheri
151-175
PDF (Português (Brasil))
O trabalho como princípio educativo ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11505
Emilio Romanini Netto
176-206
PDF (Português (Brasil))
Práticas de educação ambiental em escolas ribeirinhas de Porto Velho, RO
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11548
Clarides Henrich de Barba, Mathêus Sampaio da Silva Lima, Renata da Silva Nobre
207-232
PDF (Português (Brasil))
O movimento dos atingidos por barragens e o enfrentamento de desastre ambiental: uma aproximação prática da educação ambiental e do campo
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11385
Diógenes Valdanha Neto, Pedro Roberto Jacobi
233-261
PDF (Português (Brasil))
Fundamentos para a educação ambiental crítica nos cursos de licenciatura em educação do campo: a experiência da UFBA
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11412
Magno da Conceição Peneluc, Edilson Fortuna de Moradillo, Rafael Moreira Siqueira
262-288
PDF (Português (Brasil))
Produção textual em educação do campo no PIBID interdisciplinar em educação ambiental: a formação de intelectuais transformadores
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11419
Silvana do Nascimento Silva, Viviane Pereira Santos
289-309
PDF (Português (Brasil))
Educação ambiental, educação do campo e ambientalização escolar: diálogos entre diversas paisagens escolares
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11521
Yanina Micaela Sammarco, Ivan Borroto Rodriguez, Carina Catiana Foppa
310-340
PDF (Português (Brasil))
O currículo do Projovem Campo-MT e o diálogo com a educação ambiental: desafios entre políticas e práticas camponesas
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11200
Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, Michele Tomoko Sato, Imara Pizzato Quadros
341-368
PDF (Português (Brasil))
Entre a educação ambiental e a agroecologia:um olhar sobre Escolas Famílias Agrícolas (EFAs)
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11546
Mariana Petri, Alexandre Brasil Fonseca
369-392
PDF (Português (Brasil))
O que dizem as políticas e pesquisas brasileiras (2015 -2020) em educação ambiental e educação do campo?
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11295
Mariana de Oliveira Tozato
393-416
PDF (Português (Brasil))
Educação ambiental dialógico-crítica e educação do campo: buscando caminhos contra hegemônicos
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11517
Caroline Lins Ribeiro Ferreira, Kelci Anne Pereira, Amadeu Montagnini Logarezzi
417-447
PDF (Português (Brasil))
A relação da Educação Ambiental com a Educação do Campo: aspectos identificados a partir de publicações em periódicos de Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11328
Jonielton Oliveira Dantas, Maria José Nascimento Soares, Marília Barbosa dos Santos
448-480
PDF (Português (Brasil))
Estudo sobre o perfil dos egressos do PPGEA - FURG
De onde vieram e onde estão os egressos do programa de pós-graduação em educação ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – PPGEA-FURG
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11491
Luiz Carlos Krug, Dione Iara Silveira Kitzmann
481-511
PDF (Português (Brasil))
Artigos
Pescadores e botos: histórias de uma conexão em rede
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8536
Elisa Berlitz Ilha, Camila Thiesen Rigon, Dandara Rodrigues Dorneles, Yuri Roxo de Camargo, Eunice Aita Isaia Kindel, Ignacio Benites Moreno
512-535
PDF (Português (Brasil))
Atividade prática de educação ambiental em espaço não formal: aspectos da bacia hidrográfica como tema gerador
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8212
Benjamin Carvalho Teixeira Pinto, Geysa da Silva Camilo
536-558
PDF (Português (Brasil))
Proposta de uma Trilha Interpretativa no Parque Estadual do Itacolomi como Recurso para Promoção da Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8479
Laressa Pereira Silva, Talita Valadares, Josâne Geralda Barbosa, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
559-580
PDF (Português (Brasil))
Acontece de tudo lá no quintal da escola
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.9694
Hildegard Susana Jung, Patrícia Rodrigues de Almeida, Charlene Bitencourt Soster Luz
581-600
PDF (Português (Brasil))
Análise dos programas de educação ambiental no licenciamento de atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8558
Leonardo Oliveira Da Silva, Jucicleide Gomes da Silva Souza, Rosane Manhães Prado
601-617
PDF (Português (Brasil))
As representações sociais de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável nas pesquisas em ensino de ciências: uma avaliação das publicações em periódicos nacionais de 1996 a 2018
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.9666
Diogo de Souza Lindenmaier, Maria Rosa Chitolina
617-643
PDF (Português (Brasil))
Elementar meu caro ...
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.10884
Luís Carlos Araújo Moraes
644-662
PDF (Português (Brasil))
Participação em atividades de educação ambiental: indícios de sua qualificação a partir de uma investigação-ação no arquipélago de Fernando de Noronha - PE
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.9076
Vivian Battaini, Isabela Kojin Peres, Marcos Sorrentino
663-693
PDF (Português (Brasil))
A percepção ambiental de professores do ensino fundamental sobre o tráfico e a proteção à fauna em três municípios do Rio Grande do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8660
Emerson Strack Skrabe, Paulo Guilherme Carniel Wagner, Walter Nisa Castro Neto
694-724
PDF (Português (Brasil))
A inserção da educação ambiental no contexto do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.7960
Marciano Coleta Leal, Paulo de Souza Danelichen
725-744
PDF (Português (Brasil))
Ambientalização curricular: análise crítica dos projetos pedagógicos em diferentes cursos de formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8655
Flávio Lourenço de Oliveira, Lívia Poliana Santana Cavalcante, Maiane Lima Teles
745-771
PDF (Português (Brasil))
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
Palabras clave
educación infantil
justicia climática
migrantes haitianas
pueblos gitanos
naturaleza
mitigación
português
aesthetic
comics
pmulj
utopía crítica
literatura
lgbtqia
Número actual
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Artículos Más Leídos
Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora
209
A formação universitária para o ambiente: educação para a sustentabilidade
181
Industria de la moda, educación ambiental y sostenibilidad
147
Lixão municipal: abordagem de uma problemática ambiental na cidade do Rio Grande – RS
137
O Manifesto Comunista: histórico e pressupostos
126