v. 23 n. 2 (2018): Edição Especial do X EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental

					Visualizar v. 23 n. 2 (2018): Edição Especial do X EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental
Essa é uma Edição Especial do X EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande.
Publicado: 2018-11-26

Expediente

  • Expediente

    Caio Floriano dos Santos, Sérgio Botton Barcellos
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8507

Editorial

  • Editorial

    Caio Floriano dos Santos, Carlos RS Machado, Hardalla do Valle, Sérgio Botton Barcellos
    1
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8553

Número Especial EDEA 2018

  • EDIÇÃO ESPECIAL: X ENCONTRO E DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL - EDEA

    Junior Cesar Mota, Tamires Lopes Podewils, Alana das Neves Pedruzzi
    2-11
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8419
  • PRINCÍPIOS PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DA SENSIBILIZAÇÃO À ECOCIDADANIA SOCIOAMBIENTAL

    Junior Cesar Mota, Dione Iara Silveira Kitzmann
    12-29
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8420
  • MÍDIAS E QUESTÕES AMBIENTAIS: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Solange Reiguel Vieira, Karyne Baptista de Souza Cruz, Josmaria Lopes de Morais
    30-44
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8422
  • HERMENÊUTICA FILOSÓFICA: O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Rodrigo Eder Zambam, Humberto Calloni
    45-61
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8423
  • AS RELAÇÕES DE CRIANÇA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E NATUREZA NO DISCURSO PROPOSTO DA BNCC

    Michella Adriana Bibiano Ferreira, Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos
    62-73
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8424
  • BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: O QUE SE MOSTRA DE REFERÊNCIA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL?

    Danielle Monteiro Behrend, Cláudia da Silva Cousin, Maria do Carmo Galiazzi
    74-89
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8425
  • SANEAMENTO BÁSICO E PERTENCIMENTO: AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA 19 DE OUTUBRO, IVOTI/RS

    Carla Valeria Leonini Crivellaro, Rosalia Steffen
    90-106
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8426
  • OS CAMINHOS FILOSÓFICOS E EPISTEMOLÓGICOS QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TEM A MOSTRAR NO GT 22 DA ANPED

    Lorena Santos da Silva, Paula Côrrea Henning, Virgínia Tavares Vieira
    107-121
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8427
  • PEGADA ECOLÓGICA DO LIXO: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Ronualdo Marques, Claudia Regina Xavier
    122-137
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8429
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERMACULTURA: AÇÕES DA ESCOLA À COMUNIDADE

    Wagner Mouberguer da Silva, Tamires Lopes Podewils, Alana das Neves Pedruzzi
    138-154
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8430
  • PROMOVENDO REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA

    Rafaela Engers Günzel, Rosângela Inês Matos Uhmann, Fabiane de Andrade Leite
    155-166
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8431
  • A COLETIVIDADE EM TEMPOS TEMEROSOS: BREVE RELATO DA PARCERIA ENTRE O PPGEA/FURG E O COMDESCCON

    Marcel Jardim Amaral, Vilmar Alves Pereira
    167-181
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8432
  • ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E CAOS: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MATEMÁTICA

    Rosangela Silveira da Rosa, Gilmara Cristina Back, Maria Arlete Rosa
    182-197
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8433
  • CONVERS[AÇÃO] ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A FILOSOFIA: PARA PENSAR O CONSUMO E O DESCARTE DE ELETRÔNICOS

    Isabel Cristina Dalmoro, Vanessa Hernandez Caporlingua, Vanessa dos Santos Moura
    198-213
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8434
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: DISCUSSÃO DE POSSIBILIDADE

    Núbia Rosa Baquini da Silva Martinelli
    214-230
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8435
  • EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA: UMA BASE TEÓRICA PARA INVESTIGAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRESENTE NOS PLANOS DE COMPENSAÇÃO DE ATIVIDADE PESQUEIRA

    Ederson Pinto da Silva, Lucia de Fátima Socoowski de Anello
    231-243
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8436
  • O ATO FOTOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE JOINVILLE (SC)

    Felipe Nobrega Ferreira, Rachel Hidalgo, José Vicente de Freitas
    244-259
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8438
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PROPRIEDADES RURAIS PEDAGÓGICAS: POTENCIALIDADES E DESAFIOS

    Angela Luciane Klein, Sônia Maria Marchiorato Carneiro
    260-274
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8437
  • INSERÇÃO NUMA ESCOLA DO CAMPO E OS ENTRELAÇAMENTOS COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O QUE É VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PARA ESSA COMUNIDADE ESCOLAR?

    Joice Amaral Padilha, Eliane Lima Piske, Luciana Netto Dolci
    275-289
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8440
  • PROGRAMA ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E COM-VIDA: UMA REVISITA AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

    Maria Rita Mendonça Vieira, Suzete Rosana de Castro, Angela Maria Zanon
    290-306
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8441
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALIADA AO ENSINO DE QUÍMICA: DESCARTES DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS

    José Francisco Zavaglia Marques, Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Gracieli Dall Ostro Persich
    307-321
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8442
  • UMA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Ana Lizete Farias, Maria do Eosário Knechel
    322-338
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8443
  • REPRESENTAÇÕES AMBIENTAIS EM MANUAIS DIDÁTICOS ELABORADOS PARA PRODUÇÃO DE HORTAS ESCOLARES

    Fernanda Marques da Silva, Elenise da Silva Pereira, Leticia Azambuja
    339-351
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8444
  • RACIONALIDADE AMBIENTAL SULEADA PELO ECOSSOCIALISMO NA PRÁXIS DOS EDUCADORES AMBIENTAIS

    Leandro Carneiro
    352-368
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8445
  • O USO DE CHARGES E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA POTENCIALIZAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

    Leonardo Priamo Tonello, Tamini Wyzykowsk, Roque Ismael da Costa Güllich
    369-381
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8446
  • UMA BREVE ANÁLISE DA FEIRA AGROECOLÓGICA DO PARQUE DO SABIÁ EM UBERLÂNDIA - MG

    Mariana Moreira Santos, Taynara Laís Martins de Oliveira Oliveira, Maria Beatriz Junqueira Bernardes
    382-397
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8447
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁTICA PROMOTORA DE INTERAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

    Priscila Wally Virissio Chagas, Janaína Amorim Noguez, Narjara Mendes Garcia
    398-413
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8448
  • A CONSTRUÇÃO DO SER DOCENTE NUMA PERSPECTIVA COSMOCENA

    Andréia Martins do Couto, Marcia Madeira Malta, Tatiele Roehrs Gelato
    414-425
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8449
  • GINCANA AMBIENTAL COMO FONTE INSPIRADORA DE PRESERVAÇÃO NA COMUNIDADE FLEXEIRA SITUADA NA RESEX MARINHA DE TRACUATEUA-PA

    Dandara Bechara Resque, Neuma Teixeira dos Santos, Sanae Nogueira Hayashi
    426-437
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8450
  • DIVERSIDADE CULTURAL DO VALE DO RIBEIRA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JACUPIRANGA/SP

    Marcia Cristina Bacic, Emerson Pessoa Vidal
    438-451
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8451
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

    Serli Genz Bölter, Sandra Vidal Nogueira
    452-465
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8452