PEGADA ECOLÓGICA DO LIXO: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Ronualdo Marques
  • Claudia Regina Xavier

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8429

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é uma temática que interfere diretamente em nossas vidas e discuti-la favorece a compreensão da realidade e a participação social. Este estudo tem o objetivo analisar a aplicação do Recurso Educacional “Pegada Ecológica do Lixo” desenvolvido para a Alfabetização Científica e estimular a divulgação de práticas no que se refere à EA. Observou-se na aplicação da Sequência Didática uma interação e inter-relação de aprendizagem para fomentar o debate acerca da problemática ambiental. Pôde-se concluir que a Educação Ambiental no currículo escolar de forma contextualizada estimula o rompimento com práticas isoladas, pontuais e com a educação mecanicista e conservadora, visto que o desenvolvimento de ações integradas e participativas potencializa as discussões que emergem das relações entre os seres humanos, a sociedade e a natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

Marques, R., & Xavier, C. R. (2018). PEGADA ECOLÓGICA DO LIXO: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 23(2), 122–137. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8429