O USO DE CHARGES E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA POTENCIALIZAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Leonardo Priamo Tonello
  • Tamini Wyzykowsk
  • Roque Ismael da Costa Güllich

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8446

Resumo

O presente relato faz uma análise e reflexão sobre uma prática pedagógica de Educação Ambiental (EA) envolvendo a utilização de charges e quadrinhos. A ação foi realizada em duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências, em uma escola pública do município de Cerro Largo, Estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil (BR). A atividade consistiu em um debate sobre algumas problemáticas ambientais, que foram trabalhadas com o uso de charges e quadrinhos. Nas escritas registradas pelos alunos, há indícios que os estudantes desenvolveram um pensamento crítico e uma sensibilização sobre as questões ambientais que foram discutidas em sala de aula. Os resultados evidenciam o potencial das charges e quadrinhos para promover a EA e mediar aprendizagens no ensino de Ciências.

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Publicado

2018-11-26

Como Citar

Tonello, L. P., Wyzykowsk, T., & Güllich, R. I. da C. (2018). O USO DE CHARGES E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA POTENCIALIZAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 23(2), 369–381. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8446