PROGRAMA ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E COM-VIDA: UMA REVISITA AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Autores

  • Maria Rita Mendonça Vieira
  • Suzete Rosana de Castro
  • Angela Maria Zanon

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8441

Resumo

O artigo discute a importância do Programa Escolas Sustentáveis Com-Vida e suas reflexões na reformulação do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola participante do processo formativo, em 2015. A investigação de perspectiva qualitativa analisou o PPP dessa instituição escolar. Os resultados apontam que o processo formativo possibilitou a discussão democrática na escola, o que resultou na reformulação do PPP, em 2017. E, embora a dimensão ambiental seja apresentada apenas na abordagem dos temas transversais, percebemos que os princípios da Educação Ambiental estão presentes ao longo do instrumento analisado. As reflexões oportunizadas e o pensamento participativo para a formulação do PPP foram potencializadas durante a formação por meio de conhecimentos teórico-práticos permitindo a transformação do espaço escolar, no sentido de avançar na construção de uma verdadeira Escola Sustentável.

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Publicado

2018-11-26

Como Citar

Vieira, M. R. M., Castro, S. R. de, & Zanon, A. M. (2018). PROGRAMA ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E COM-VIDA: UMA REVISITA AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Ambiente &Amp; Educação, 23(2), 290–306. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8441