“Alerta Global, Fim do Mundo, a Vingança da Natureza”: enunciações da Revista Veja em Análise

Autores/as

  • Bárbara Hees Garré Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS
  • Virginia Tavares Vieira Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4602

Palabras clave:

Educação Ambiental. Mídia. Michel Foucault. Medo.

Resumen

O presente artigo trata de uma pesquisa que visa articular o campo da Educação Ambiental e os estudos da mídia. Diante da grande circulação de ditos referentes às questões ambientais nos veículos de comunicação de massa, o estudo ora apresentado tem como objetivo analisar algumas enunciações da revista Veja que tratam da temática ambiental, especialmente as que nos colocam a pensar quanto ao constante risco e perigo pela perda de nosso planeta. Apoiado em autores como Michel Foucault e Zygmunt Bauman, o estudo tem como pretensão provocar discussões no campo da Educação Ambiental, entendendo-a como um instrumento de ação política na sociedade atual. Aqui, tomamos a mídia como uma Pedagogia Cultural, que nos ensina a agir diante da crise ambiental que se instala na atualidade líquida moderna e vai constituindo nossos modos de vida. Sendo assim, este estudo tem como intenção problematizar tais ditos, colocando-os em suspenso e nos provocando a pensar sobre os efeitos produzidos em nossas vidas diárias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bárbara Hees Garré, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Doutoranda em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Professora do IFSUL campus Pelotas.

Virginia Tavares Vieira, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Doutoranda em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Doutora em Educação pela Unisinos. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Citas

BAUMAN, Zigmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2001.

BAUMAN, Zigmunt. Vida para consumo: a transformação da pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2008.

BAUMAN, Zigmunt. Medo Líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BAUMAN, Zigmunt. Confiança e medo na cidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

COSTA, Marisa Vorraber. O Consumismo na Sociedade de Consumidores. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). A Educação na Cultura da Mídia e do Consumo. Rio de Janeiro: Ed. Lamparina, 2009.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. 7.ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 6.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da Sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). 4. tiragem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População: curso no Collège de France (1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica: curso no Collège de France (1979).

São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2011.

GUATTARI, Félix. As Três Ecologias. Campinas, SP: Papirus, 1990.

LIPOVETSKY, Gilles. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das letras, 2011.

LIPOVETSKY, Gilles; HERVÉ, Juvin. A Globalização Ocidental: controvérsia sobre

a cultura planetária. Barueri, SP: Manole, 2012.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero: questões para educação. In: BRUSCHINI, Cristina; UNBEHAUM, Sandra (Org.). Gênero, democracia e sociedade brasileira. São Paulo:

Fundação Carlos Chagas/Editora 34, 2002.

Publicado

2014-08-27

Cómo citar

Garré, B. H., Vieira, V. T., & Henning, P. C. (2014). “Alerta Global, Fim do Mundo, a Vingança da Natureza”: enunciações da Revista Veja em Análise. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 261–276. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4602