EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: FONTES EPISTEMOLÓGICAS E TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Autores/as

  • Marcos José Terossi UNESP de Rio Claro-São Paulo.
  • Luiz Carlos Santana UNESP de Rio Claro-São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3906

Palabras clave:

educação ambiental, tendências pedagógicas da educação ambiental, dimensões da educação ambiental.

Resumen

Considerando a educação como atividade humana, social e política empreenderemos neste artigo uma reflexão sobre algumas tendências pedagógicas mais recorrentes na educação escolar no Brasil e suas principais fontes epistemológicas, assim como as tendências emergentes destas na Educação Ambiental: tendência liberal tradicional, tendência liberal renovada, tendência tecnicista, tendência libertadora e tendência histórico-crítica. A partir da perspectiva crítica, transformadora e emancipatória de Educação Ambiental, discutiremos as possibilidades que concebemos como mais adequadas à prática educativa, considerando três dimensões essenciais: a dimensão política, a dimensão relacionada à natureza dos conhecimentos e a dimensão axiológica (valores éticos e estéticos).

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Biografía del autor/a

Marcos José Terossi, UNESP de Rio Claro-São Paulo.

Mestre em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro-SP/Brasil (CEP 13506900), Núcleo Temático – Educação Ambiental.

Luiz Carlos Santana, UNESP de Rio Claro-São Paulo.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro- SP/Brasil (CEP 13506900), Núcleo Temático Educação Ambiental. Membro do grupo de pesquisa: A Temática Ambiental e o Processo Educativo (CNPq).

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Publicado

2013-09-24

Cómo citar

Terossi, M. J., & Santana, L. C. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: FONTES EPISTEMOLÓGICAS E TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 24. https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3906