REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ECOTURISMO: UMA ANÁLISE DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS NOVAS/GO A PARTIR DO PROGRAMA DE USO PÚBLICO.

Autores/as

  • Laura Marina Jaime Ramos Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, Goiás.
  • Sandra de Fátima Oliveira Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3036

Palabras clave:

Unidade de Conservação, Parque Estadual, Plano de Manejo, EducaçãoAmbiental, Ecoturismo, Interpretação Ambiental.

Resumen

O presente trabalho trata da importância da Educação Ambiental (EA) para as Unidades de Conservação (UCs) no contexto da superexploração dos recursos naturais mundiais e do avanço da atividade turística nas áreas de natureza preservada – o ecoturismo. Discorre, principalmente, a respeito da concepção do Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra de Caldas (PESCAN) em relação a diferentes fatores. Em primeiro lugar, considerou-se a adequação do mesmo as determinações do IBAMA referente à elaboração de planos de manejo para UCs de Proteção Integral. A partir do Roteiro Metodológico de Planejamento – Parques Nacionais, Reservas Biológicas e Estações Ecológicas (RMP), disponibilizado pelo IBAMA, comparou-se o plano de manejo do PESCAN ao que é exigido pelo órgão responsável pelos mesmos. Outro fator de análise diz respeito ao Programa de Uso Público do plano de manejo do PESCAN. Isso, pois, como nosso foco de análise é a EA desenvolvida com os visitantes, todas as ações referentes à educação e interpretação ambiental encontramse estabelecidas nesse programa. Por último, apresentamos o que foi proposto no Programa de Uso Público do plano de manejo do PESCAN, referente à interpretação e educação ambiental, em contraponto ao que de fato é aplicado e desenvolvido no local com os turistas que ali visitam. A análise se dá a partir do entendimento da importância da efetividade de ações educativas para a conservação dos elementos naturais das UCs.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laura Marina Jaime Ramos, Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, Goiás.

Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás.

Sandra de Fátima Oliveira, Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, Goiás.

Professora Doutora nível Associada I do Instituto de Estudos Sócio-ambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade e do curso de Especialização em Educação Ambiental do IESA/UFG.

Publicado

2012-11-08

Cómo citar

Ramos, L. M. J., & Oliveira, S. de F. (2012). REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ECOTURISMO: UMA ANÁLISE DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS NOVAS/GO A PARTIR DO PROGRAMA DE USO PÚBLICO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3036