REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ECOTURISMO: UMA ANÁLISE DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS NOVAS/GO A PARTIR DO PROGRAMA DE USO PÚBLICO.
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3036Palabras clave:
Unidade de Conservação, Parque Estadual, Plano de Manejo, EducaçãoAmbiental, Ecoturismo, Interpretação Ambiental.Resumen
O presente trabalho trata da importância da Educação Ambiental (EA) para as Unidades de Conservação (UCs) no contexto da superexploração dos recursos naturais mundiais e do avanço da atividade turística nas áreas de natureza preservada – o ecoturismo. Discorre, principalmente, a respeito da concepção do Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra de Caldas (PESCAN) em relação a diferentes fatores. Em primeiro lugar, considerou-se a adequação do mesmo as determinações do IBAMA referente à elaboração de planos de manejo para UCs de Proteção Integral. A partir do Roteiro Metodológico de Planejamento – Parques Nacionais, Reservas Biológicas e Estações Ecológicas (RMP), disponibilizado pelo IBAMA, comparou-se o plano de manejo do PESCAN ao que é exigido pelo órgão responsável pelos mesmos. Outro fator de análise diz respeito ao Programa de Uso Público do plano de manejo do PESCAN. Isso, pois, como nosso foco de análise é a EA desenvolvida com os visitantes, todas as ações referentes à educação e interpretação ambiental encontramse estabelecidas nesse programa. Por último, apresentamos o que foi proposto no Programa de Uso Público do plano de manejo do PESCAN, referente à interpretação e educação ambiental, em contraponto ao que de fato é aplicado e desenvolvido no local com os turistas que ali visitam. A análise se dá a partir do entendimento da importância da efetividade de ações educativas para a conservação dos elementos naturais das UCs.Descargas
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Publicado
2012-11-08
Cómo citar
Ramos, L. M. J., & Oliveira, S. de F. (2012). REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ECOTURISMO: UMA ANÁLISE DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS NOVAS/GO A PARTIR DO PROGRAMA DE USO PÚBLICO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3036
Número
Sección
Artigos