AS TRADIÇÕES NA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL: UMA RELFEXÃO A LUZ DA ÉTICA E DOS VALORES HUMANOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3239Palavras-chave:
Tradição, Ética, Valores Humanos, Problemática ambiental, Educação Ambiental.Resumo
Este trabalho é baseado em pesquisa bibliográfica e tem como objetivo repensarmos a problemática ambiental a partir do disfuncionalismo trazido pelo fim das tradições, ou pelo mascaramento das mesmas. Objetiva ainda, fornecer uma nova perspectiva a ordem ambiental e ao papel da Educação Ambiental frente a essa realidade. Nosso esforço teórico para este ensaio será, portanto, o de pensar a questão ambiental a partir do componente subjetivo e simbólico inerente ao ser humano. Mais precisamente motivados por uma discussão a partir da noção da ecosofia de GUATTARI (1990) e de uma antropologia simbólica de CASSIRER (1972), a respeito da ética como o sistema de valores que subjazem à prática humana (RIOS, 2001, p. 26) e das tradições como definidora de um tipo de verdade, como fornecedora de “uma estrutura para a ação” (GIDDENS, 2005, p.52). Partiremos, portanto, de uma breve discussão sobre a ética na concepção trazida por RIOS (2001), percorrendo a noção de perda de valores como responsável pelos males humanos de REALE (2002) para chegarmos ao papel da tradição no contexto da modernidade de GIDDENS (2005, 1997) e suas reflexões na dimensão ambiental. Finalizando, buscamos refletir os enfrentamentos da educação Ambiental transformadora, a partir das concepções de MORIN (2002).Downloads
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Publicado
2013-01-10
Como Citar
Ramos, L. M. J., & Oliveira, S. de F. de. (2013). AS TRADIÇÕES NA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL: UMA RELFEXÃO A LUZ DA ÉTICA E DOS VALORES HUMANOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3239
Edição
Seção
Artigos