Diagnóstico sobre o grau de conhecimento do tema Parque Nacional de Ilha Grande por professores e pedagogos de colégios públicos do entorno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11039

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Educação Ambiental, Parques Nacionais

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal diagnosticar o grau de conhecimento e forma de abordagem do tema Parque Nacional de Ilha Grande na práxis docente em colégios públicos da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Umuarama, que fazem divisa com esta Unidade de Conservação. A metodologia empregada foi pesquisa qualitativa, na forma de questionários semiestruturados, com amostragem de 12 pedagogas e 24 professores do 6º ano do Ensino Básico. Os resultados apontam para um conhecimento ainda em construção entre os participantes sobre o tema estudado. Além de afirmarem não conhecer o Parque pedagogicamente, a maioria revelou que usufrui do atrativo para turismo e não observa os conflitos e relações cotidianas entre o Parque e sua comunidade escolar. Aos 22 anos desta Unidade de Conservação, constatou-se que ainda é necessária a valorização da formação complementar para compreender o próprio território, no contexto da Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Angela Bárbara Tischner, Instituto Federal do Paraná - campus Umuarama.

Egressa do Programa de Mestrado em Sustentabilidade (UEM/IFPR).

Irene Carniatto de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus Cascavel.

Docente do Programa de Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável (UNIOESTE).

Norma Barbado, Instituto Federal do Paraná - campus Umuarama.

Docente do Programa de Mestrado em Sustentabilidade (UEM/IFPR).

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Tischner, A. B., Carniatto de Oliveira, I., & Barbado, N. (2020). Diagnóstico sobre o grau de conhecimento do tema Parque Nacional de Ilha Grande por professores e pedagogos de colégios públicos do entorno. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(4), 318–338. https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11039