O "Método Oca" de Educação Ambiental: Fundamentos e Estrutura Incremental

Autores

  • Oca Laboratório de Educação e Política Ambiental Oca-ESALQ-USP

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Metodologia, Sociedades Sustentáveis.

Resumo

Apresentamos neste artigo o método Oca em Educação Ambiental, resultado dos 30 anos de história do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP). Sem a intenção de ser "fórmula pronta e fixa", parte de princípios, valores, conceitos e diretrizes, bem como de análises conjunturais com temáticas geradoras socioambientais, do enunciar das utopias individuais e coletivas, do mergulho em si e no diálogo com o outro, num processo educador e formador, em cuja dinâmica estrutural seus doze componentes interagem de forma circular e transversal. Sendo incremental o método Oca deixa em aberto o convite à continuidade de sua construção e implantação a fim de colaborar na trilha rumo às Sociedades Sustentáveis.

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Biografia do Autor

Oca Laboratório de Educação e Política Ambiental, Oca-ESALQ-USP

Laboratório de Educação e Política Ambiental, Departamento de Ciências Florestais, ESALQ-USP.

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Publicado

2016-11-04

Como Citar

Laboratório de Educação e Política Ambiental, O. (2016). O "Método Oca" de Educação Ambiental: Fundamentos e Estrutura Incremental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 21(1), 75–93. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/6012

Edição

Seção

Dossiê Temático Fundamentos da Educação Ambiental