Concepções e sentidos de professores que atuam no entorno de unidades de conservação brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17826

Palavras-chave:

território, educação ambiental, unidades de conservação

Resumo

Este trabalho investigou a produção escrita de docentes do entorno do Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar, durante um curso de formação continuada. Analisamos quais concepções de Educação Ambiental (EA), estratégias didáticas, territorialidades e memórias foram mobilizadas, e como os discursos revelam relações entre a territorialidade, memória e EA crítica. As docentes trabalham em estreita relação com o território, sua comunidade e cultura local, além de utilizar estratégias educativas colaborativas. Identificamos nos discursos memórias da enchente de 2010, que atingiu São Luiz do Paraitinga, e percepções da transformação do local ao longo do tempo, aspectos que influenciam a EA desenvolvida na Unidade de Conservação. A relação da enchente com a importância da conservação das encostas e a cultura do eucalipto, são questões locais importantes para uma estratégia educativa de EA crítica territorializada.

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Biografia do Autor

Beatriz Vieira Freire, Instituto de Biociências Universidade de São Paulo

Bióloga, especialista em Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências (PIEC) da USP.

Gabriel de Moura Silva, Instituto de Estudos Avançados USP

Doutor em Ensino de Ciências e pós-doutor na linha temática Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Sustentabilidade. Foi assessor da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na elaboração de material didático e na implementação do Currículo da Cidade. Trabalha com formação inicial e continuada de professoras e professores.

Rosana Louro Ferreira Silva, Instituto de Biociências da USP

Doutora em Educação e livre docente em Educação e Biodiversidade. É professora associada do departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Educadores (GPEAFE). É bolsista de produtividade do CNPq.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Vieira Freire, B., de Moura Silva, G., & Louro Ferreira Silva, R. (2024). Concepções e sentidos de professores que atuam no entorno de unidades de conservação brasileiras. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(3), 135–155. https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17826

Edição

Seção

VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa