Concepções e sentidos de professores que atuam no entorno de unidades de conservação brasileiras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17826

Keywords:

território, educação ambiental, unidades de conservação

Abstract

Este trabalho investigou a produção escrita de docentes do entorno do Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar, durante um curso de formação continuada. Analisamos quais concepções de Educação Ambiental (EA), estratégias didáticas, territorialidades e memórias foram mobilizadas, e como os discursos revelam relações entre a territorialidade, memória e EA crítica. As docentes trabalham em estreita relação com o território, sua comunidade e cultura local, além de utilizar estratégias educativas colaborativas. Identificamos nos discursos memórias da enchente de 2010, que atingiu São Luiz do Paraitinga, e percepções da transformação do local ao longo do tempo, aspectos que influenciam a EA desenvolvida na Unidade de Conservação. A relação da enchente com a importância da conservação das encostas e a cultura do eucalipto, são questões locais importantes para uma estratégia educativa de EA crítica territorializada.

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Author Biographies

Beatriz Vieira Freire, Instituto de Biociências Universidade de São Paulo

Biologist, specialist in Integrated Solid Waste Management, currently studying for a doctorate's degree in the Inter-Unit Postgraduate Program in Science Teaching (PIEC) at USP.

Gabriel de Moura Silva, Instituto de Estudos Avançados USP

PhD in Science Education and post-doctorate in the thematic line of Science Education, Environmental Education and Sustainability. He was an advisor to the Municipal Department of Education of São Paulo in the preparation of teaching materials and in the implementation of the City Curriculum. He works with initial and continuing education of teachers.

Rosana Louro Ferreira Silva, Instituto de Biociências da USP

PhD in Education and professor of Education and Biodiversity. She is an associate professor in the Department of Zoology at the Institute of Biosciences at the University of São Paulo. She coordinates the Research Group on Environmental Education and Teacher Training (GPEAFE). She is a CNPq productivity fellow.

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Published

2024-12-21

How to Cite

Vieira Freire, B., de Moura Silva, G., & Louro Ferreira Silva, R. (2024). Concepções e sentidos de professores que atuam no entorno de unidades de conservação brasileiras. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(3), 135–155. https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17826

Issue

Section

VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa