Percepção ambiental de professores indígenas Terena a partir de desenhos do meio ambiente<br>Percepción ambiental de profesores indígenas Terena a partir de dibujos del medio ambiente<br>Environmental perception of Terena indigenous teachers from environmental drawings

Autores

  • Elisangela Castedo Maria Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
  • Angela Maria Zanon UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7233

Palavras-chave:

Educação Ambiental, professores indígenas, visão, meio ambiente.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo verificar o conceito de meio ambiente dos professores indígenas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Indígena “Marcolino Lili” do Município de Aquidauana/MS. Foi realizado um estudo de caso com análise crítica de caráter exploratório, descritivo e qualitativo. A pesquisa foi dividida em etapas: análise do planejamento e observação das aulas para verificação da frequência em que a EA aparece; Confecção, interpretação e análise dos desenhos de meio ambiente. Os sujeitos da pesquisa foram os professores indígenas e o objeto de estudo a visão de meio ambiente desses professores por meio de desenhos.. Na análise dos desenhos de meio ambiente feito pelos professores indígenas, foi identificada uma visão naturalista, que separa o homem da natureza. Este trabajo tuvo como objetivo verificar el concepto de medio ambiente de los profesores indígenas de los Años iniciales de la Enseñanza Fundamental de la Escuela Municipal Indígena "Marcolino Lili" del Municipio de Aquidauana / MS. Se realizó un estudio de caso con análisis crítico de carácter exploratorio, descriptivo y cualitativo. La investigación se dividió en etapas: análisis de la planificación y observación de las clases para verificar la frecuencia en que la EA aparece; Confección, interpretación y análisis de los dibujos de medio ambiente. Los sujetos de la investigación fueron los profesores indígenas y el objeto de estudio la visión de medio ambiente de estos profesores a través de dibujos. En el análisis de los dibujos de medio ambiente hecho por los profesores indígenas, se identificó una visión naturalista, que separa al hombre de la naturaliza. This work had the objective of verifying the concept of the environment of the indigenous teachers of the Early Years of Elementary School of the "Marcolino Lili" Indigenous Municipal School of the Municipality of Aquidauana / MS. A case study with exploratory, descriptive and qualitative critical analysis was carried out. The research was divided in stages: analysis of the planning and observation of the classes to verify the frequency in which the EA appears; Preparation, interpretation and analysis of environmental drawings. The subjects of the research were the indigenous teachers and the object of study the vision of the environment of these teachers by means of drawings .. In the analysis of the drawings of environment made by indigenous teachers, a naturalistic view was identified that separates man from nature .

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Biografia do Autor

Elisangela Castedo Maria Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

Graduada em biologia e professora da educação básica desde 1995. Especialista em manejo de recursos naturais e gestão escolar. Mestre em ensino de ciências, doutoranda em Educação (UCDB) e professora da UFMS desde 2007.

Angela Maria Zanon, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

Doutora em Ciências Biológicas (Zoologia), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Caixa Postal 549, CEP 79070-900, Campo Grande, MS, Brasil, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental em Mato Grosso do Sul (GEPEA-MS)

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Publicado

2018-05-18

Como Citar

Nascimento, E. C. M., & Zanon, A. M. (2018). Percepção ambiental de professores indígenas Terena a partir de desenhos do meio ambiente<br>Percepción ambiental de profesores indígenas Terena a partir de dibujos del medio ambiente<br>Environmental perception of Terena indigenous teachers from environmental drawings. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 35(1), 229–241. https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7233

Edição

Seção

Artigos