A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE UM OLHAR FREIRIANO
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3105Palavras-chave:
Educação Problematizadora, Sujeito Ecológico, Educação Ambiental.Resumo
Este artigo é um recorte dos resultados de dissertação de mestrado, no qual foram analisadas propostas de Educação Ambiental para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, partindo de uma análise crítica de caráter exploratório, descritivo e qualitativo, baseado em Ludke e André (1986). A fundamentação teórica baseou-se no diálogo entre a educação problematizadora, concepção de Paulo Freire, que enfatiza, dentre outros fatores, o respeito que o educador deve ter pelo conhecimento que o educando traz para a escola, relacionando-o às concepções da Educação Ambiental de Isabel Cristina de Moura Carvalho, priorizando a problematização dos conhecimentos à partir da realidade imediata e questionando uma postura ética com o meio.Downloads
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Publicado
2012-11-25
Como Citar
Maria, E. C., & Zanon, Ângela M. (2012). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE UM OLHAR FREIRIANO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3105
Edição
Seção
Artigos