A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE UM OLHAR FREIRIANO

Elisangela Castedo Maria, Ângela Maria Zanon

Resumo


Este artigo é um recorte dos resultados de dissertação de mestrado, no qual foram analisadas propostas de Educação Ambiental para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, partindo de uma análise crítica de caráter exploratório, descritivo e qualitativo, baseado em Ludke e André (1986). A fundamentação teórica baseou-se no diálogo entre a educação problematizadora, concepção de Paulo Freire, que enfatiza, dentre outros fatores, o respeito que o educador deve ter pelo conhecimento que o educando traz para a escola, relacionando-o às concepções da Educação Ambiental de Isabel Cristina de Moura Carvalho, priorizando a problematização dos conhecimentos à partir da realidade imediata e questionando uma postura ética com o meio.

Palavras-chave


Educação Problematizadora; Sujeito Ecológico; Educação Ambiental.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3105

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