A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE UM OLHAR FREIRIANO

Autores/as

  • Elisangela Castedo Maria Universidade Federal do Mato grosso do Sul, Campos de Aquidauana.
  • Ângela Maria Zanon Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3105

Palabras clave:

Educação Problematizadora, Sujeito Ecológico, Educação Ambiental.

Resumen

Este artigo é um recorte dos resultados de dissertação de mestrado, no qual foram analisadas propostas de Educação Ambiental para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, partindo de uma análise crítica de caráter exploratório, descritivo e qualitativo, baseado em Ludke e André (1986). A fundamentação teórica baseou-se no diálogo entre a educação problematizadora, concepção de Paulo Freire, que enfatiza, dentre outros fatores, o respeito que o educador deve ter pelo conhecimento que o educando traz para a escola, relacionando-o às concepções da Educação Ambiental de Isabel Cristina de Moura Carvalho, priorizando a problematização dos conhecimentos à partir da realidade imediata e questionando uma postura ética com o meio.

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Biografía del autor/a

Elisangela Castedo Maria, Universidade Federal do Mato grosso do Sul, Campos de Aquidauana.

Professora mestre cedida para Universidade Federal do Mato grosso do Sul, Campos de Aquidauana.

Ângela Maria Zanon, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Doutora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Coordenadora da Educação à Distância.

Publicado

2012-11-25

Cómo citar

Maria, E. C., & Zanon, Ângela M. (2012). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE UM OLHAR FREIRIANO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3105