PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN

Autores

  • Juliana Oliveira Frazão Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
  • Jobson Martins da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  • Carla Soraia Soares de Castro Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3890

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Percepção Ambiental, Preservação de Tartarugas Marinhas.

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo caracterizar a percepção de alunos e professores da Escola Municipal Vicência Castelo localizada na praia de Pipa-RN, com vistas ao desenvolvimento de ações educativas enfocando as tartarugas marinhas. A metodologia utilizada com os professores foi à aplicação de questionário semi-estruturado avaliado através da análise de conteúdo categorial e a utilização de mapas mentais com os alunos. Os resultados mostraram que a percepção dos termos educação ambiental e meio ambiente, definidos pelos professores, privilegia basicamente a visão naturalista e a tendência tradicional, relacionando os termos apenas a aspectos naturais. Os relatos e desenhos revelam que as crianças não têm clareza da importância da presença da tartaruga marinha na praia de pipa. Com base no levantamento da percepção acerca de educação ambiental e de meio ambiente, do grupo estudado, foi possível identificar a necessidade de se trabalhar com os docentes na perspectiva de sensibilizá-los sobre as questões ambientais, não apenas na aquisição de conhecimentos acerca de temas ambientais, mas como uma ferramenta estratégica para que eles se tornem agentes multiplicadores dentro da sala de aula.

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Biografia do Autor

Juliana Oliveira Frazão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Bacharel em Ecologia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Av. Senador Salgado Filho, s/n - Lagoa Nova. CEP: 59078-900. Natal/RN

Jobson Martins da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Bacharel em Ecologia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Av. Senador Salgado Filho, s/n - Lagoa Nova. CEP: 59078-900. Natal/RN

Carla Soraia Soares de Castro, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

PhD em Ecologia, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar Docente no Departamento de Engenharia e Meio Ambiente – Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus IV, Litoral Norte. Rua Manoel Gonçalves, s/n. CEP: 58297-000. Rio Tinto/Paraíba.

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Publicado

2013-09-22

Como Citar

Frazão, J. O., Silva, J. M. da, & Castro, C. S. S. de. (2013). PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 24. https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3890