PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS E PROFESSORES NA PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NA PRAIA DE PIPA - RN
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3890Palavras-chave:
Educação Ambiental, Percepção Ambiental, Preservação de Tartarugas Marinhas.Resumo
O presente trabalho teve por objetivo caracterizar a percepção de alunos e professores da Escola Municipal Vicência Castelo localizada na praia de Pipa-RN, com vistas ao desenvolvimento de ações educativas enfocando as tartarugas marinhas. A metodologia utilizada com os professores foi à aplicação de questionário semi-estruturado avaliado através da análise de conteúdo categorial e a utilização de mapas mentais com os alunos. Os resultados mostraram que a percepção dos termos educação ambiental e meio ambiente, definidos pelos professores, privilegia basicamente a visão naturalista e a tendência tradicional, relacionando os termos apenas a aspectos naturais. Os relatos e desenhos revelam que as crianças não têm clareza da importância da presença da tartaruga marinha na praia de pipa. Com base no levantamento da percepção acerca de educação ambiental e de meio ambiente, do grupo estudado, foi possível identificar a necessidade de se trabalhar com os docentes na perspectiva de sensibilizá-los sobre as questões ambientais, não apenas na aquisição de conhecimentos acerca de temas ambientais, mas como uma ferramenta estratégica para que eles se tornem agentes multiplicadores dentro da sala de aula.Downloads
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