A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTE

Autores

  • Suelen Regina Patriarcha- Graciolli Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
  • Airton José Vinholi Júnior Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
  • Milena Vieira Costa Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
  • Ângela Maria Zanon Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3369

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Pós-graduação, Percepção Ambiental, Ecologia

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo realizar o levantamento da presença de temas que abordam a Educação Ambiental nas dissertações defendidas no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e diagnosticar a percepção dos professores orientadores que pertencem ou já pertenceram ao referido programa de pós-graduação quanto aos mesmos temas. Das dissertações analisadas 96% apresentavam temas da Educação Ambiental, entretanto apenas 28,6% dos pesquisados acreditam já ter trabalhado com temas abordados pela Educação Ambiental. Esse dado demonstra um grande desconhecimento por parte dos pesquisados quanto à Educação Ambiental e suas dificuldades em reconhecer a Educação Ambiental como parte de seus trabalhos e do cotidiano de sua vida. Dessa forma, é necessário que sejam levantados e investigados os argumentos e crenças destes professores, os quais apresentam, em seus conceitos ideológicos, preconceitos sobre Educação Ambiental. É vital que os docentes sejam sensibilizados e estimulados a aceitar e desenvolver uma educação que vise a mudanças comportamentais, além de atitudes e valores que determinam um longo processo de mudanças culturais e ações contínuas na atual sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suelen Regina Patriarcha- Graciolli, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Bióloga, mestre em Ensino de Ciências Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Programa de Pósgraduação em Ensino de Ciências.

Airton José Vinholi Júnior, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Biólogo, mestre em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Programa de Pósgraduação em Ensino de Ciências.

Milena Vieira Costa, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Bióloga, mestranda em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Programa de Pósgraduação em Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2013-03-04

Como Citar

Graciolli, S. R. P.-., Vinholi Júnior, A. J., Costa, M. V., & Zanon, Ângela M. (2013). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO E A VISÃO DOCENTE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 25. https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3369