“JOGO DOS PREDADORES”: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Suelen Regina Patriarcha-Graciolli Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campo Grande/MS
  • Ângela Maria Zanon Universidade Federal do Mato Grosso do Sul,
  • Paulo Robson de Souza Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3842

Palavras-chave:

atividade lúdica, predador, motivação, ensino de ciências.

Resumo

Os jogos didáticos são ferramentas lúdicas que podem favorecer o aprendizado do aluno. O “Jogo dos Predadores” foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar professores no processo de ensino e oferecer aos alunos uma proposta lúdica de aprendizagem. Assim a proposta desta pesquisa foi verificar a aplicabilidade da coleção “Jogo dos Predadores” por professores em sala de aula e avaliar seus aspectos lúdicos e didáticos segundo alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Campo Grande-MS. Os resultados indicaram que os jogos testados atraíram o interesse dos alunos e favoreceram a aprendizagem dos mesmos para o assunto. Os professores questionados listaram vários aspectos positivos quanto ao uso da coleção em sala de aula. Assim, verificamos que foram obtidos resultados positivos e satisfatórios quanto aos objetivos propostos ao “Jogo dos Predadores” podendo este se constituir em material didático de apoio para o ensino fundamental visando uma melhor compreensão dos assuntos que envolvam o tema proposto facilitando o ensino de ciências e Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Suelen Regina Patriarcha-Graciolli, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campo Grande/MS

Mestranda da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências.

Ângela Maria Zanon, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul,

Doutora em Ciências Biológicas (Zoologia), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Programa de Pósgraduação em Ensino de Ciências, Caixa Postal 549, CEP 79070-900, Campo Grande, MS.

Paulo Robson de Souza, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Mestre em Agronomia, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Caixa Postal 549, CEP 79070-900, Campo Grande, MS, Brasil

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Publicado

2013-09-09

Como Citar

Patriarcha-Graciolli, S. R., Zanon, Ângela M., & Souza, P. R. de. (2013). “JOGO DOS PREDADORES”: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 20. https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3842