A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Edna Maria Diniz Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Mogi Guaçu/SP.
  • Maria Guiomar Carneiro Tomazello Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Piracicaba/SP

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2927

Palavras-chave:

Pedagogia da Complexidade, Conteúdos Atitudinais, Educação Ambiental, Parâmetros Curriculares Nacionais.

Resumo

Nos PCNs/Temas Transversais para o ensino médio os conteúdos conceituais são considerados tão importantes quanto os conteúdos atitudinais e procedimentais. As atitudes na educação podem ser consideradas como causa e como efeito. Como causa da aprendizagem, as atitudes positivas e/ou negativas favorecem e/ou dificultam a aprendizagem e considerada como efeito, as atitudes podem ser educadas e aprendidas na escola. Há um consenso entre os pesquisadores que o ensino tradicional, centrado no professor e em fatos a serem memorizados, não é adequado para o ensino de atitudes que promovam a formação de um cidadão crítico e responsável. No caso do tema transversal Meio Ambiente, a educação tem o objetivo de formar alunos com uma visão múltipla, complexa e dinâmica do espaço, interrelacionando as partes com o todo, identificando e discutindo aspectos éticos e estéticos presentes nos objetos, paisagens e formas de expressão cultural. Diante desses objetivos tão amplos, interessou-nos a questão: Conteúdos atitudinais podem ser ensinados em educação ambiental? Neste trabalho, não temos a pretensão de responder a essa pergunta, mas de expor algumas idéias que possam ser úteis aos professores, nos apoiando na pedagogia da complexidade que emerge como um caminho possível.

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Biografia do Autor

Edna Maria Diniz, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Mogi Guaçu/SP.

Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005). Atualmente é clt do Centro Paula Souza e efetivo na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Maria Guiomar Carneiro Tomazello, Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Piracicaba/SP

Doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente éprofessora na Universidade Metodista de Piracicaba.

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Publicado

2012-10-01

Como Citar

Diniz, E. M., & Tomazello, M. G. C. (2012). A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 15. https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2927